Portal Chamar Táxi

Aveiro esgotou stock de sangue

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Associação de dadores diz que retirada da isenção de taxas moderadoras nos hospitais provocou quebra de dádivas e critica cobrança nos centros de saúde

O distrito de Aveiro não tem unidades de plaquetas de sangue em stock. A informação, referente ao início deste mês, foi avançada pelo Bloco de Esquerda e serviu de base para que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) tomasse medidas.

A 1 de fevereiro havia 1200 unidades de sangue A e O positivos, respetivamente, quando o valor mínimo da reserva estratégica é de 1500 para cada um. Quanto às plaquetas, não existia uma unidade guardada e eram precisas 500. Para a ADASCA, a causa principal da quebra de dádivas de sangue "está associada com a retirada da isenção das taxas nos hospitais e pela forma como somos atendidos nos serviços do SNS".

"Pagam 40 a 50 euros de taxas moderadoras quando antes estavam isentos. E os centros de saúde não têm máquinas para ler o novo cartão nacional de dador de sangue", explicou Joaquim Carlos, presidente da ADASCA.

Depois de receber várias queixas de dadores de que os centros de saúde estavam a cobrar as taxas moderadoras, "quando a lei lhes confere a isenção, conforme a circular emitida pela ACSS e o Estatuto do Dador de Sangue", a ADASCA enviou três queixas: à IGAS (Inspecção-Geral das Atividades da Saúde), à Entidade Reguladora de Saúde e ao provedor de Justiça. "Podemos sofrer uma quebra de dádivas nunca antes registada no historial do IPS", adiantou o presidente da ADASCA, no passado sábado, dia do 6º aniversário da Associação, com 3188 dadores associados.

cm
 
Topo