Portal Chamar Táxi

Notícias Avião impedido de descolar em Dublin. Piloto estava sob efeito do álcool

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,236
Gostos Recebidos
1,103
naom_60c91f11d1c74.webp


Um avião de carga viu a autorização para descolar negada, no Aeroporto de Dublin, porque o piloto tinha o nível de álcool no sangue "significativamente acima" da média, revela a Autoridade Irlandesa de Aviação (IAA, na sigla em inglês).


O incidente aconteceu a 17 de setembro de 2024, mas só este mês foi revelado.


O avião de carga foi inspecionado aleatoriamente por inspetores da IAA, que primeiro verificaram as licenças do piloto e do copiloto antes de submetê-los ao teste de álcool. O resultado do teste revelou que o piloto "não estava apto a voar".


Os inspetores notificaram rapidamente a torre de controle que o avião estava proibido de descolar. O piloto foi retirado da cabine e a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) revogou a sua licença.


Posteriormente, a IAA "iniciou os procedimentos apropriados no Tribunal Distrital de Dublin", e o caso encontra-se entretanto encerrado, conforme detalha um comunicado de dia 8 de abril.


A mesma autoridade revela que vai continuar a realizar inspeções não anunciadas em aeronaves estrangeiras que operam em aeroportos irlandeses e fará testes de alcoolémia em tripulantes de voo, o que inclui pilotos e tripulantes de cabine.

IN:NM
 
Topo