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GF Platina
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A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) tem dado suporte a esse projecto, como também a outros, que prometem revolucionar as viagens comerciais aéreas, a fim de que até 2035, esteja operacional um avião com uma eficiência de 70%.
A ideia é ter uma fuselagem mais larga para ganhar maior sustentação. As asas serão mais finas e assim, irão diminuir o peso e o arrasto da aeronave. Outro factor que contribuirá para isso são os motores terem sido transferidos para a traseira. E 50% da eficiência energética prometida vêm justamente dessas mudanças no design.
Além disso, as promessas dessa nova aeronave são:
- Redução de 71 decibéis abaixo da norma actual de ruído;
- Redução de 75% para as emissões de óxidos de nitrogénio (o que melhora a qualidade do ar, principalmente em torno dos aeroportos);
- Redução de 70% no consumo de combustível;
- Capacidade de utilizar as pistas dos aeroportos de uma forma optimizada, o que permitirá que mais aviões utilizem as pistas.
Este avião chamado D8, ou "bolha dupla" foi projectado no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (E.U.A.).
Agora a NASA e o MIT testarão um modelo da "bolha dupla" em escala menor no túnel de ar subsónico.
É possível que dentro de 33 anos, poderemos vir a assistir ao voo deste modelo de avião.
A ideia é ter uma fuselagem mais larga para ganhar maior sustentação. As asas serão mais finas e assim, irão diminuir o peso e o arrasto da aeronave. Outro factor que contribuirá para isso são os motores terem sido transferidos para a traseira. E 50% da eficiência energética prometida vêm justamente dessas mudanças no design.
Além disso, as promessas dessa nova aeronave são:
- Redução de 71 decibéis abaixo da norma actual de ruído;
- Redução de 75% para as emissões de óxidos de nitrogénio (o que melhora a qualidade do ar, principalmente em torno dos aeroportos);
- Redução de 70% no consumo de combustível;
- Capacidade de utilizar as pistas dos aeroportos de uma forma optimizada, o que permitirá que mais aviões utilizem as pistas.

Este avião chamado D8, ou "bolha dupla" foi projectado no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (E.U.A.).
Agora a NASA e o MIT testarão um modelo da "bolha dupla" em escala menor no túnel de ar subsónico.
É possível que dentro de 33 anos, poderemos vir a assistir ao voo deste modelo de avião.
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