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Aviões - Flap biónico inspirado em plantas carnívoras

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Aviões - Flap biónico inspirado em plantas carnívoras

flap-bionico-1.jpg
[Imagem: DLR]​

Asa metamórfica​
Engenheiros da agência espacial alemã (DLR) projectaram uma asa metamórfica para aviões inspirada numa planta carnívora.
A asa ganhou um bordo traseiro capaz de se transformar suavemente em qualquer formato, permitindo substituir os tradicionais flaps com muitas vantagens.
Os flaps são essenciais durante as descolagens e aterragens, mas a sua operação é onerosa em termos da eficiência de voo quando estão estendidos, pois comprometem a aerodinâmica, aumentam o consumo de combustível, geram muito ruído, para além de serem controlados por um sistema complexo e pesado.
Já o bordo traseiro de asa bio mimética é leve, flexível e mais simples de operar.
Além disso, ele elimina o espaço existente entre a asa e o flap estendido, resolvendo aqueles três principais problemas de eficiência.

Bio mimetismo​
A capacidade de deformação da superfície foi inspirada na planta carnívora Dioneia (Dionaea muscipula).
"A Dioneia precisa fechar suas folhas rapidamente para capturar as suas presas," disse Benjamin Gramuller, coordenador do projecto.
"Ela faz isso alterando a pressão nas células da folha e usando uma geometria da folha optimizada pela evolução."
A planta carnívora acumula uma tensão nas folhas usando a pressão da água no seu interior.
Quando um insecto entra na folha e toca nos seus biossensores, essa pressão é descarregada rapidamente, fechando a folha e capturando a presa.

Flaps metamórficos​
Os engenheiros copiaram esse sistema usando não água, mas ar comprimido, que viaja entre duas camadas sobrepostas de "células" plásticas.
As células têm diferentes tamanhos para permitir o formato afilado do bordo da asa.
"Para levantar o bordo, nós pressurizamos a camada de células inferior.
O ar comprimido pode ser facilmente fornecido pelo sistema de compressão de ar já disponível nos aviões," disse Gramuller.
Esvaziando a camada inferior e pressurizando a camada superior, tem-se o efeito inverso.
A expectativa é que os flaps metamórficos permitam que os aviões mantenham sustentação a velocidades mais baixas, ajudando na aterragem e na descolagem.
O próximo passo será testar os protótipos em túnel de vento, antes de colocá-los numa aeronave de testes.
 
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