• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bactérias intestinais podem trazer problemas à saúde cerebral

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,626
Gostos Recebidos
813
naom_63c560b667725.jpg


Existem bactérias no intestino que podem afetar outros órgãos. Vários estudos já tinham mostrado esta relação. Um mais recente da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, revelou mesmo que podem ter consequências também para o sistema imunitário e para o cérebro.






A investigação, publicada na revista Science este mês de janeiro, foi feita em animais roedores. Refere que estas bactérias podem danificar o tecido cerebral e levar a condições graves, como é o caso da doença de Alzheimer.





"Demos antibióticos aos animais apenas durante numa semana e vimos uma mudança permanente na sua microbiota intestinal, nas respostas imunes e na relação com a neurodegeneração", revelou David M. Holtzman, um dos autores do estudo.


"O que é empolgante é que manipular a microbiota intestinal pode ser uma maneira de afetar o cérebro sem colocar nada diretamente nesse órgão", continuou.

IN:NM
 
Topo