kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Fotografia © REUTERS/Kimimasa Mayama/Pool
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assistiu hoje a uma cerimónia de boas-vindas no Palácio Imperial de Tóquio, o primeiro ato oficial da sua visita de três dias ao Japão.
Obama foi recebido com honras militares nos jardins da residência oficial dos imperadores do Japão - Akihito e Michiko -, os primeiros a cumprimentá-lo na sua chegada à cerimónia, a qual contou com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e outras figuras da política e da diplomacia japonesa entre os inúmeros convidados.
O Presidente norte-americano fez-se acompanhar pela embaixadora norte-americana no Japão, Caroline Kennedy, e, apesar de ser uma visita de Estado, a ausência da primeira-dama, Michelle Obama, por motivos de agenda, causou uma certa deceção entre os japoneses. Barack Obama chegou na quarta-feira a Tóquio, onde permanecerá até sexta-feira, para uma visita que se reveste de grande relevância para o Japão, dado que se trata da primeira visita de Estado de um Presidente norte-americano desde a realizada por Bill Clinton, em 1996.
Após a receção oficial, o Presidente norte-americano participa numa audiência com o imperador Akihito, no mesmo local, estando previsto, ainda para esta manhã, um encontro com o primeiro-ministro japonês. Obama e Abe deverão abordar assuntos como a cooperação estratégica bilateral no Pacífico, face às disputas territoriais que o Japão mantém com a China e a ameaça nuclear por parte da Coreia do Norte, sem esquecer também a situação na Ucrânia. Barack Obama deverá também deslocar-se, ainda hoje, ao santuário de Meiji e ao Museu de Ciência e Inovação, os quais serão temporariamente encerrados ao público durante a visita.
O dia de hoje terminará com um banquete em sua honra no Palácio Imperial. Após a sua paragem no Japão, Obama segue para a Coreia do Sul, segunda etapa da sua viagem à Ásia, deslocando-se depois à Malásia (dia 26) e às Filipinas (dia 28).
dn