Portal Chamar Táxi

Barcelona

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
290px-MapaBCNMetropolitana02.jpg
Barcelona é a capital da Catalunha, uma comunidade autônoma da Espanha, da comarca do Barcelonès e da província de Barcelona. É onde se encontra as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalitat de Catalunya (Governo da Catalunha) e o Parlament de Catalunya (Parlamento da Catalunha).
Sagrada_Familia.JPG
300px-Reptil_Parc_Guell_Barcelona.jpg

O Parque Güell situa-se em Barcelona, Espanha e foi inaugurado em 1922.

Trata-se de um parque que é hoje considerado como uma herança mundial, pela UNESCO, tendo começado a sua construção em 1910 e terminado em 1914.

Foi Eusebi Güell que encomendou a Gaudí, a construção de uma cidade-jardim, na sua propriedade.

É neste parque que está situada a Casa-Museu Gaudí, embora esse edifício não pareça pertencer a este parque, pela sua traça completamente diversa das outras casas aí existentes.

A dimensão da obra, ficou muito aquém do inicial e ambicioso projecto.

De destacar a Gran Plaza Circular, que apresenta um banco a toda a sua volta, com cerca de 152 metros, coberto de mosaicos coloridos. Esta praça foi executada pelo arquitecto Josep Jujol, que era um dos principais colaboradores de Gaudí.

Logo a seguir a esse enorme balcão assente em colunas, e a uma cota inferior, podemos ver dois pavilhões construídos por Gaudí. Esses pavilhões cobertos de mosaicos, apresentam o estilo inconfundível de Gaudí

200px-Casavicens.jpg

Em 1878, o dono de uma fábrica de tijolos e fabricante de azulejos, Manuel Vicens, encomendou uma casa de verão a Gaudí, o jovem arquiteto não tinha ainda nenhuma experiência prática.

Pode ser classificada como simples, quando comparada com as estruturas espaciais complexas dos trabalhos efetuados mais tarde. O edifício se erque mesmo ao fundo do terreno, deixando, assim, o jardim inteiro, o que leva a crer que é muito maior.

A decoração suntuosa da fachada, com pequenas varandas salientes, assim como a configuração das superfícies dos muros exteriores completam uma imagem pouco habitual. A base é formada por pedra natural em tons de ocre, combinada com tijolos vermelhos. Mas o fascínio do exterior da casa reside na larga utilização de azulejos coloridos.

Um dos primeiros trabalhos de Gaudí, a estrutura do edifício ainda é dominada por linhas retas. Os ladrilhos decorativos e torreões fantásticos mostram idéias que Gaudí não pararia de cultivar.

300px-Casa_Mil%C3%A0_-_Barcelona%2C_Spain_-_Jan_2007.jpg

Casa Milà, também conhecida como La Pedrera ('A Pedreira' em Catalão), é um edifício desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí e construída entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia ('passeig' é Catalão para promenade ou avenida) no bairro Eixample de Barcelona, Catalunha, Espanha. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras duas obras de Antoni Gaudí.

O edifício não possui quaisquer linhas rectas. A maioria das pessoas considera-o magnífico e arrebatador; alguns dizem que se parece a ondas de lava ou a uma duna de areia. O edifício parece desafiar o nosso conceito de arquitectura convencional. O aspecto mais impressionante é o telhado, com uma aparência quase lunar ou de sonho.

O edifício pode ser considerado mais uma escultura do que um edifício convencional. Os críticos salientam a ausência de preocupação com a utilidade, mas outros consideram-no como arte. Os habitantes da cidade da altura consideravam-no feio, daí a alcunha de "pedreira", mas hoje em dia é um dos marcos da cidade.

Pode ser comparado com as pareces íngremes com que as tribos africanas constroem as suas habitações, semelhantes a cavernas. A fachada ondulada, com largos poros, lembra um praia ondulante de areia fina, formada, por exemplo, por uma duna. Os favos feitos por abelhas atarefadas também salta à ideia do observador que olha para os altos e baixos, semelhantes a cobras, que percorrem o edifício inteiro.

A Casa Milá foi o predecessor de alguns edifícios com uma aparência biomórfica semelhante:

* Torre Einstein em Potsdam, desenhada por Erich Mendelsohn
* Museu Solomon R. Guggenheim em Nova Iorque, desenhado por Frank Lloyd Wright
* Chapelle Notre Dame du Haut, Ronchamp, França, desenhada por Le Corbusier
* Hundertwasserhaus e outras obras do arquitecto austríaco Friedensreich Hundertwasser
* Disney Concert Hall em Los Angeles, por Frank Gehry

São efectuadas exibições gratuitas no primeiro andar frequentemente, que também permite a oportunidade de ver o desenho interior. O acesso aos apartamentos e ao telhado requer o pagamento de uma taxa.

250px-050529_Barcelona_026.jpg

A Sagrada Família (em castelhano, La Sagrada Família), em Barcelona, Espanha, também referida como catedral do século XX, cujo nome formal é, em português, Catedral da Sagrada Família, é considerada por muitos críticos da área como a obra mais conhecida de Antoni Gaudí.

O projecto começou quando Gaudí tinha 31 anos de idade e foi o último de sua vida, no qual dedicou os seus últimos 40 anos de vida. A catedral, que deveria ter sido financiada principalmente à base de doações dos habitantes da cidade, foi paralizada em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola. O Templo foi projectado para ter três grandes fachadas. A fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória por realizar-se.

A obra, que ainda se encontra em construção, sobrepôr-se-á a todas as dimensões conhecidas; estima-se que poderá levar no seu coro 1.500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos.

Subirachs é o escultor espanhol contemporâneo responsável pelas peças em mármore que decoram a parte moderna d’A Sagrada Família, em Barcelona. A catedral da Sagrada Família começou a ser construída no ano de 1883, construção esta que ainda não acabou. Prevê-se, que no final da construção, terá início a restauração da parte mais antiga da Catedral.

300px-050529_Barcelona_135.jpg

O Museu Nacional de Arte da Catalunha (Museu Nacional d'Art de Catalunya, em catalão) ou MNAC, está situado no Palácio Nacional, no Parque de Montjuïc, em Barcelona Espanha.

Neste museu que apresenta obras do século X até ao século XX, é possível verificar a evolução da arte da Catalunha através das suas colecções de pintura, de escultura, medalhística, fotografia, etc..
 
Topo