• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bares do Porto vão doar objectos perdidos

R

RoterTeufel

Visitante
Bares do Porto vão doar objectos perdidos


É uma iniciativa da Associação de Bares do Porto: os objectos esquecidos, e não reclamados, nos estabelecimentos de diversão nocturna vão passar a ser entregues a pessoas carenciadas. A "rede de doação", que já tem 12 aderentes, arranca já no próximo mês.

O que mais há, esquecido para trás na bruma da noite, são peças de vestuário - casacos, camisolas, gorros, uma ou outra camisa, muitos e variados cachecóis -, mas também há quem deixe ficar sacos inteiros, mochilas e até objectos de maior valor, como telemóveis, óculos ou relógios que nunca ninguém reclamou.

O que fazer a esses objectos, anónimos e perdidos e sem dono? Eis uma dor de cabeça para proprietários de bares e discotecas, porque se, legalmente, não têm qualquer obrigação de os guardar, por dever moral recolhem-nos e armazenavam-nos, numa acumulação que perdura meses a fio.

Mas agora, a partir de uma ideia da Associação de Bares e Discotecas da Zona Histórica do Porto, não só o problema fica bem resolvido como parece ser uma solução que cria solidariedade social: os objectos perdidos e não reclamados a que seja impossível atribuir um dono vão passar a ser doados a instituições de caridade.

"Aquilo que pretendemos é criar uma rede permanente de doação", diz António Fonseca, líder da associação que agrega mais de 300 estabelecimentos de diversão nocturna do Norte, sobretudo no Grande Porto.

A iniciativa vai arrancar já no próximo mês e pretende promover recolha e distribuição com carácter mensal. Os primeiros contemplados serão instituições de apoio social das freguesias do centro histórico do Porto: Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória.


J.Noticias
 
Topo