Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

A cadeia de livrarias Barnes & Noble quer que as autoridades reguladoras norte-americanas investiguem os acordos de patentes da Microsoft, que prevêem o pagamento de determinadas quantias por cada unidade de dispositivos Android vendidosNo centro da proposta apresentada pela cadeia de livrarias norte-americana ao Departamento de Justiça dos EUA estão os acordos de patentes, estabelecidos entre diversas fabricantes de dispositivos Android e a Microsoft.
No âmbito destes acordos estas fabricantes têm de pagar à Microsoft uma determinada quantia por cada unidade que vendem, devido à presença de patentes da empresa no sistema operativo da Google.
Ainda recentemente a criadora do Windows admitiu que já recebe pagamentos em mais de metade dos dispositivos Android comercializados, fruto destes acordos.
Segundo a documentação apresentada pela Barnes & Noble, citada pela imprensa norte-americana, este grupo suspeita que a Microsoft esteja a tentar monopolizar o mercado de dispositivos móveis com este tipo de acordos.
Para a cadeia de livrarias «a Microsoft está a tentar aumentar os custos dos seus rivais, a fim de afastar a concorrência e impedir a inovação nos dispositivos móveis».
A acusação da Barnes & Noble surge poucos dias depois de a Microsoft ter apresentado uma queixa na International Trade Commission, onde acusa o grupo de violação de cinco patentes utilizadas nos seus leitores de eBooks e pede o bloqueio das importações desses aparelhos.
Sobre a acusação da cadeia norte-americana, a Microsoft defende em comunicado que «tem licenças de patentes para o Windows e disponibilizamos as nossas patentes em termos razoáveis para outros sistemas operativos, como o Android. Ficaremos gratos por alargar essas licenças à Barnes & Noble».
SOL