Portal Chamar Táxi

BE analisa resultados eleitorais e elege comissão política

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441


A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne hoje, em Lisboa, para analisar os resultados eleitorais das legislativas, onde o perdeu metade da sua bancada parlamentar, e eleger a nova comissão política.

Esta é a primeira reunião do órgão máximo do partido desde a última convenção, que se realizou em Maio, onde a liderança de Francisco Louçã elegeu 65 dos 80 lugares que compõem a Mesa Nacional, reforçando a sua posição em relação a 2009.

Na agenda da reunião estão os resultados das legislativas de 5 de Junho em que o BE obteve praticamente metade dos votos de 2009 - 288.076 votos, correspondentes a 5,19 por cento - elegendo três deputados em Lisboa, dois no Porto, um por Aveiro, um por Faro e um por Setúbal.

A realização de uma convenção extraordinária será outro dos temas em discussão, uma vez que Gil Garcia, líder da principal corrente de oposição à direcção do BE, a Ruptura/FER - que elegeu 11 elementos na Mesa Nacional - já o pediu, defendendo a demissão da Comissão Política.

Esta ideia é também apontada, para além de Gil Garcia e do antigo dirigente do BE Daniel Oliveira, por outros elementos eleitos pelas listas da direcção.

Segundo os estatutos do partido, uma convenção pode ser convocada extraordinariamente por iniciativa da Mesa Nacional ou com as assinaturas de dez por cento dos militantes.

A 8 de Junho, após reunião da ainda comissão política para análise dos resultados eleitorais, o dirigente bloquista Fernando Rosas anunciou que aquele órgão decidiu não convocar uma convenção extraordinária, garantindo que seria feito um debate interno, «alargadamente e democraticamente», com início na Mesa Nacional de hoje.

No dia seguinte, o fundador e eurodeputado do BE, Miguel Portas, revelou que não vai fazer parte da próxima comissão política e vincou que não é candidato a substituir Francisco Louçã na liderança.

Lusa / SOL
 
Topo