Portal Chamar Táxi

Bebé nasce três meses após a morte da mãe

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Uma menina, húngara, veio ao mundo três meses depois de ter sido declarada morte cerebral da mãe, vítima de um derrame. Esta é a primeira vez que um bebé nasce tanto tempo após a morte da progenitora.
A mulher morreu grávida de 15 semanas, mas a equipa médica do Hospital Universitário de Debrecen, na Hungria, conseguiu manter o organismo funcional e utilizou-o como "incubadora" da filha, mantendo o feto dentro da barriga.

Esta estratégia adotada pelos médicos permitiu que o feto se desenvolvesse e sobrevivesse. A partir das 20 semanas de gestação, altura em que os bebés já ouvem, as enfermeiras começaram a "falar com a barriga" e o pai e a avó iam ao hospital com frequência, para acariciar o ventre e "falar" com a criança.

Apesar de todos os riscos, a menina manteve-se bem até às 37 semanas e, nessa altura, a equipa médica achou que estava na altura de submeter o corpo da mulher a uma cesariana. O bebé nasceu no mês de junho, com 1,4 quilogramas, e recebeu alta esta quinta-feira.

A identidade da mãe mantém-se em sigilo, a pedido da família. A mulher, de 31 anos, salvou mais quatro pessoas, através da doação dos órgãos - coração, pulmões, rins e pancreas.

"Onze equipas médicas diferetnes trabalharam em conjunto neste caso, para que uma história triste tivesse um fim feliz e que cinco vidas pudessem brotar de uma", comentou Andrea Hajagos, da Universidade de Debrecen, em declarações à Euronews.



jn
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
4,787
Gostos Recebidos
78
Parabens ao hospital e á equipa médica. :36_2_51:
 
Topo