Portal Chamar Táxi

Bebés 'salvos' do vírus da sida

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,086
Gostos Recebidos
481
ng1349524_435x190.jpg


Bebés 'salvos' do vírus da sida

Em Portugal, através de um tratamento especial, dezenas de bebés são salvos todos os anos do vírus da sida nos hospitais públicos.
O procedimento consiste na lavagem do esperma do pai seropositivo e implica o uso de técnicas de inseminação artificial para concretizar a gravidez e, no sector público, realiza-se essencialmente em dois hospitais.
No Hospital de São João, no Porto, há por ano cerca de 30 fertilizações em que é usado este tratamento. E na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, já se efectuaram desde Setembro de 2010, 50 lavagens de esperma para salvar os bebés do HIV. Ou seja, a instituição faz mais de um tratamento destes por mês.
«Fazemos a lavagem do esperma, literalmente do sémen que rodeia o espermatozóide, antes da sua implementação no útero materno e assim o embrião já não será infectado», explicou ao SOL Nuno Montenegro, do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do São João, que usa mais de duas vezes por mês este procedimento que, no sector privado, pode custar mais de 500 euros.
Nos casos em que é a mãe que é seropositiva, explica o médico, «se forem seguidos os protocolos internacionais, a gravidez será segura e o bebé não será infectado [no momento do nascimento]».
Sem lista de espera
Na MAC há neste momento quatro gravidezes a evoluir de casais que se submeterem a esta lavagem. «Mas, actualmente, com a terapêutica anti-retrovírica a concepção natural já é uma opção para os casais», sublinha Cristina Guerreiro, da MAC, que garante não ter cortes financeiros nem lista de espera nesta área: «Os pedidos estão todos atendidos».
O número de tratamentos anuais realizados em Portugal que resultaram em gravidezes sem HIV é um dos dados que o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida irá analisar hoje. Segundo Eurico Reis, presidente deste organismo, em análise estarão todos os dados sobre o uso de técnicas de procriação medicamente assistida em todo o país, no sector público e privado.

Fonte: SOL
 
Topo