• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bluetooth 5, já está pronto para ser usado, com maior alcance e o dobro de velocidade

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0

Bluetooth 5, já está pronto para ser usado, com maior alcance e o dobro de velocidade


bluetooth5GForum.jpg
Imagem: SIG

O Bluetooth 5 está pronto para ser utilizado pelos fabricantes.
O anúncio foi feito esta quarta-feira (7) pelo Bluetooth SIG, consórcio responsável pela padronização da tecnologia. A nova versão quadruplica o alcance e dobra a velocidade, mantendo o baixo consumo de energia.
Focado essencialmente na Internet das Coisas (IoT), a novidade representa a maior mudança no padrão desde 2009. A partir de agora, os equipamentos compatíveis poderão ficar até 40 metros distantes um do outro e a velocidade passou de 24 Mb/s para 50 Mb/s.
Na prática, isto significa que podem andar com o vosso telemóvel pela casa enquanto deixam música a tocar numa caixa de som Bluetooth, sem se preocuparem com a distância, a resposta das lâmpadas controladas pelo smartphone será mais ágil e fácil e os smartwatchs receberão notificações mais rápido e a maior distância.
Outra melhoria do novo padrão está na capacidade de transmissão, que está oito vezes maior.
Esta especificação ajuda os serviços, como beacons ou informações relevantes dependentes da localização e navegação.
Além disso, o Bluetooth 5 está mais eficiente na redução de interferências de outras tecnologias sem fios, como Wi-Fi e LTE.
O que não mudou foi a qualidade de transmissão de áudio, pois a SIG não fez alterações nos padrões de compressão de som e latência.
Espera-se que os primeiros dispositivos compatíveis com o Bluetooth 5 cheguem ao mercado no início de 2017.

SIG
 
Topo