Portal Chamar Táxi

Boa instalação tdt

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Certamente já houve por aqui mais duvidas como a minha, mas está-se a apertar o tempo e o sinal analogico esta-se a ir embora na minha zona dia 26, salvo erro..

Eu ate à umas semanas recebia perfeitamente tdt, eu tenho um Easy Home TDT HD Next, da Bestbuy, mas não sei porque deixei de receber sinal..

Para começar as minhas coordenadas são :

N40º 03'19.51"
O 7º 16'23.26"

Eu tenho este conjunto de antenas:
08092011748.jpg

E com esta caixa por baixo delas:
08092011746.jpg

E dentro de casa isto:
08092011750.jpg

Sem querer mentir, a caixa de esta fora de casa e dentro já devem de ter por volta de 20 anos...

As antenas da direita estão direccionadas para a Serra da Gardunha e a da Esquerda para Espanha, nao faço a minima ideia para que serra/emissor, visto nunca terem conseguido captar nada..

O que eu gostaria agora, é que me dessem uma ajuda, no que poderia substitiur para poder ter melhor captação de tdt portuguesa, e tambem gostaria de apanhar alguns canais espanhois.

Queria ver se conseguia reunir uma lista de equipamento para poder substituir este que ja é antigo e ter uma melhor recepção, e para isso gostaria da vossa ajuda.

Cumprimentos

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Penso que pelo o que li aqui as antenas logarítmicas não são as melhores para a tdt, ao parece as antenas de 3 eixos também não são as melhores por serem pouco directivas...

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Certamente já houve por aqui mais duvidas como a minha, mas está-se a apertar o tempo e o sinal analogico esta-se a ir embora na minha zona dia 26, salvo erro..

Eu ate à umas semanas recebia perfeitamente tdt, eu tenho um Easy Home TDT HD Next, da Bestbuy, mas não sei porque deixei de receber sinal..

Para começar as minhas coordenadas são :

Eu tenho este conjunto de antenas:
Ver anexo 100218

E com esta caixa por baixo delas:
Ver anexo 100219

E dentro de casa isto:
Ver anexo 100220

Sem querer mentir, a caixa de esta fora de casa e dentro já devem de ter por volta de 20 anos...

As antenas da direita estão direccionadas para a Serra da Gardunha e a da Esquerda para Espanha, nao faço a minima ideia para que serra/emissor, visto nunca terem conseguido captar nada..

O que eu gostaria agora, é que me dessem uma ajuda, no que poderia substitiur para poder ter melhor captação de tdt portuguesa, e tambem gostaria de apanhar alguns canais espanhois.

Queria ver se conseguia reunir uma lista de equipamento para poder substituir este que ja é antigo e ter uma melhor recepção, e para isso gostaria da vossa ajuda.

Cumprimentos

É só erros essa instalação.
Desde as antenas que o nosso colega já referiu ao tê que tens, tens 2 saidas no amplificador ou melhor no alimentador, para que serve o tê?

Depois tens que ver se todo o material está ok. Se não estás dentro do assunto o melhor será entregares o serviço a um técnico do ramo

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
A antena de VHF (a que está mais abaixo) pode ser retirada já que a partir do dia 26 deixa de ter qualquer efeito.
A logaritmica (rabo de bacalhau) poderá servir para a TDT se tiveres bom sinal. Poderá ter de ser redireccionada e terá de ligar no amplificador em uma entrada de UHF. (não sei o que está aí feito mas pode estar ligada numa da VHF). Terás que pesquisar quais os emissores que servem essa região e direccionar a antena para o que chegar melhor.
A antena de três eixos apesar de pouco directiva tem bom ganho e á partida nessa zona servirá perfeitamente para a TDT espanhola (se chegar aí) ou para a portuguesa.
Quanto ao amplificador e ao alimentador se estiverem bons apesar de terem muitos anos servem perfeitamente.
O tê que se vê na imagem podes retira-lo e ligar directo.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ena, um AT-4! Esses Telvideo foram dos melhores amplificadores que encontrei até hoje. Muito estáveis, têm 24dB de ganho e um factor de ruído baixíssimo, o que os torna ideais para os sinais digitais, desde que o sinal seja razoável. Dá-lhe só uma limpeza com um pincel e tens amplificador para outros 20 anos!

DX2

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos.

O amplificador que te referes o AT-4 é o que tenho dentro de casa?

A rabo de bacalhau vou direcciona-la para penamacor, que o emisso tem 650w de potencia e o da gardunha que é para onde eu tenho ligada so tem 600w e fica mais longe.

A de tres eixos, é que esta a apanhar o sinal de tdt vindo da gardunha, agora ao certo nao sei quando sinal apanho porque nao estou em casa e nao consigo ver.

A outra do topo vou direcciona-la para caceres, e vou tentando por essa zona a ver se capto algo..

Entao na tua opinião DX2 nao vale a pena mudar nada de caixas certo? nem a do mastro nem interior? certo? dar uma limpeza e talvez mudar o cabo que vai do alimentador e ligar directo sem o T.

O T servia para outra TV que aqui tinha nesta sala, mas agora nao tenho cá nada.por isso pode-se retirar.

Eu tenho um Best Buy HD next tdt, e penso que nao é nada de especial, porque acho que ja li que a captar o sinal por vezes é mau..
Ate pondero comprar outro aparelho mas nao sei qual..

Porque por vezes a imagem pára, o som continua, e outras vezes mais radical é o aparelho dizer que nao tenho sinal..

Nao sei mesmo o porque..

E obrigado mais uma vez!

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O amplificador é o que está na rua. A "caixa" dentro de casa é apenas a fonte de alimentação dele.

DX2

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos.

O amplificador que te referes o AT-4 é o que tenho dentro de casa?

A rabo de bacalhau vou direcciona-la para penamacor, que o emisso tem 650w de potencia e o da gardunha que é para onde eu tenho ligada so tem 600w e fica mais longe.

A de tres eixos, é que esta a apanhar o sinal de tdt vindo da gardunha, agora ao certo nao sei quando sinal apanho porque nao estou em casa e nao consigo ver.

A outra do topo vou direcciona-la para caceres, e vou tentando por essa zona a ver se capto algo..

Entao na tua opinião DX2 nao vale a pena mudar nada de caixas certo? nem a do mastro nem interior? certo? dar uma limpeza e talvez mudar o cabo que vai do alimentador e ligar directo sem o T.

O T servia para outra TV que aqui tinha nesta sala, mas agora nao tenho cá nada.por isso pode-se retirar.

Eu tenho um Best Buy HD next tdt, e penso que nao é nada de especial, porque acho que ja li que a captar o sinal por vezes é mau..
Ate pondero comprar outro aparelho mas nao sei qual..

Porque por vezes a imagem pára, o som continua, e outras vezes mais radical é o aparelho dizer que nao tenho sinal..

Nao sei mesmo o porque..

E obrigado mais uma vez![/QUO

Deves colocar os rabos de bacalhau é no caixote do lixo e adquirires antenas como o pessoal aqui te recomenda
Quando chegar os ultimos dias de Setembro, e Outubro se é como dizes em relação aos emissores e distancias, não vais ver digital direito

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
mas o emissor de penamacor esta a 20km 30km a LOS.. e é o mais potente... :S

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
mas o emissor de penamacor esta a 20km 30km a LOS.. e é o mais potente... :S

20km 30km em sinais digitais é muita distancia ao contrário do analogico

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
entao diz-me uma coisa que eu nao entendi..

Tu disses-te que depois em setembro/outubro nao vou ver direito porque? :S

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
entao diz-me uma coisa que eu nao entendi..

Tu disses-te que depois em setembro/outubro nao vou ver direito porque? :S

Pois!

Isso é uma longa historia

É necessário ter conhecimentos de propagação, manchas solares, transmissões térmicas entre a terra e a ionosfera e outros

Dá uma googlada

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Eu nao entendo isto...

Ontem eu tinha estado a ver tv ja digital( com tudo igual que disse em cima, sem fazer alterações) , e hoje de manha quando ligo a tv, pimba sem sinal de novo...

Será do que? do descodificador?

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Eu nao entendo isto...

Ontem eu tinha estado a ver tv ja digital( com tudo igual que disse em cima, sem fazer alterações) , e hoje de manha quando ligo a tv, pimba sem sinal de novo...

Será do que? do descodificador?

Não tem nada a ver com o descodificador. O que tens serve perfeitamente.

Provavelmente tens o sinal com pouca margem de segurança e como o sinal digital é instável há dias (ou horas) que tens TDT e outros não.

Mesmo com o material que tens acho que podes melhorar a instalação e resolver o problema. É tudo uma questão de fazer uma revisão à instalação e eventualmente reorientar a antena.

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Pois talvez seja mesmo esse o problema..nao ter essa margem..

Ontem eu vi o sinal no aparelho e na qualidade de sinal era 100% e na intensidade era 50,60%..

edit-----------------

Ja percebi o problema..

Eu tinha ligado cabo de antena á tomada da TV no meu quarto, aconteceu isto, sem sinal..

Mal liguei directamente à antena deu logo de novo..

Agora voltei a ligar o T e puchei o cabo de antena para o meu quarto e ja esta a funcionar, e agora a intensidade esta nos 70%.

Perco sinal pelas tomadas..

e pah, isto é so dores de cabeça..

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
As tomadas atenuam o sinal, isso é normal. Se ao passar pela tomada não tens sinal e directo já funciona confirma-se que tens pouca margem, o sinal está à pele.

Mesmo que o aparelho marque 100% não ligues muito a isso.

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Bem malta, até agora não tive tempo de fazer as alterações nas antenas, orienta-las como tinha pensado.

Hoje como foi o apagao, lembrei agora mesmo de fazer uma busca automática, a ver se apanhava algum espanhol.

E não é que consegui apanhar os do canal 43, com 48% de intensidade e 44% de sinal, apanhei também o 39 com 60% de intensidade e 97% de sinal...

Esquecime de dizer que apanho no total 10 canais espanhóis só, este os quais um diz que não tenho sinal e outro que é preciso pagar.

Eu penso que tenho a antena que está voltada para Espanha para o emissor mais longe daqui, por volta dos 100km.
Será essa antena, a rabo de bacalhau que está a apanhar?

Ou será a que tenho voltada para a gardunha que está a apanhar o sinal por trás?

Já fiquei mais contente, porque o material que aqui tenho já consigo apanhar os espanhóis. :-D

Cumps

Última edição:

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Cheguei agora a casa, liguei Tv e os canais espanhois ja nao os apanho de novo :S

Mas pronto, sei que os consigo receber aqui, agora digam-me, uma boa antena para os poder captar, para ter uma noção já do que poderei ter que comprar.

mas antes irei vira-las como tenho planeado.

Já agora, é melhor trocar o alimentador por um que tenha duas saidas de antena em vez de ter de usar o T?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Já agora, é melhor trocar o alimentador por um que tenha duas saidas de antena em vez de ter de usar o T?
O teu alimentador tem duas saídas, não precisas de o trocar.

DX2

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
e pah pois tem .. :S

Grande falha minha..

Bem e a outra questão dos canais espanhois hj nao darem de novo? :S

Agora ja dão de novo os canais.. POrque será que agora de noite dá e de dia não??

Apanho só estes:

IMG_20120427_100252.jpg

IMG_20120427_100303.jpg

Obrigado mais uma vez DX2

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
No passado dia 18 já deixei aqui a minha opinião do que devias fazer, mas aqui vai uma actualização:

Experimenta desligar no amplificador o cabo da antena de três eixos (a que está no topo do mastro) e verifica se continuas a captar a TDT portuguesa. Se sim é porque estás a captar com a rabo de bacalhau, não mexas nela o tenta melhorar o sinal rodando a mesma. Caso não captes a TDT portuguesa orienta a antena até o conseguires. Se alguma coisa disto resultar ficas com a de tres eixos disponivel para os espanhois. Se isso não for possível então terás de utilizar a de tres eixos para a TDT nacional e comprar uma de alto ganho para os espanhois.
Depois é só ligar a antena e orienta-la até aparecerem os espanhois. Uma vez que já os tens memorizados utiliza o medidor do receptor TDT ou televisor se for o caso.
O facto de teres a parabólica fixa ao mastro vai atrapalhar estas operações, mas com um pouco de imaginação tudo se consegue. De preferencia sem cair!

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelo feedback amigo.

Sim isso esta nos meus planos, mas os dias de chuva nao ajudaram nada..

Amanha a ver se faço isso, mas amanha o que vou fazer é:
- retirar a antena que nao esta la a fazer nada;
- desligar a dos tres eixos e direccionar a rabo de bacalhau para o emissor mais perto.

Para mexer na dos três eixos ja sei o que fazer, montar tres escadas de andaimes que ja la chego xD

Mas a minha duvida agora é a dos canais espanhois.. Ha algum motivo para isto suceder? ou será mesmo mal captação?

Caso seja necessário comprar uma antena de alto ganho para os espanhois, qual aconcelhas? eu nao tenho problema em comprar online.

cumps

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Vivo muito longe de Espanha e por cá os espanhois só mesmo alguns turistas por isso não te posso ajudar muito nesse aspecto mas acredito que estejas a captar o sinal muito fraco e devido a variaçõe da propagação do sinal (condições atmosféricas e outras) por vezes deixas de captar. Uma boa orientação da antena pode fazer toda a diferença.
Se tiveres de comprar uma antena, a ALCAD MX75 pode ser uma boa escolha.

nosfaratu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 6, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas malta.

Hoje foi dia de fazer as alterações aqui.

Bem comecei por retirar a antena que nao estava la a fazer nada.

Depois desliguei a que tinha voltada para a gardunha, e alinhei a rabo de bacalhau para penamacor.

Ela apanhou bem, mas a intensidade nao era muita..

Depois voltei a que tinha voltada para a gardunha, para espanha, voltei para o local onde tinha rabo de bacalhau, e apanhou os canais que ja tinha indicado uns posts atrás. mas desta vez consigo ver agora de dia.

Depois fiz a ligação a segunda saida no alimentador, e agora esta tudo a funcionar ok.

Mas gostava de apanhar mais espanhois..

Ver anexo 100876

Um amigo meu aqui da minha aldeia, apanha 40 canais! e eu so consigo apanhar 8 o 9 por ai..

Vou ter que levantar o mastro, o que vale é que ele no meio esta dividido e é retirar aquele e meter outro mais alto :D

venham dai dicas ;)