Portal Chamar Táxi

Bode dá Leite !!

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
O provérbio cai que nem uma luva: “quando o ano é de leite, até os bodes o dão”. O que a sabedoria popular nunca poderia adivinhar é que ali, para os lados da Cidreira, existe um caprino “de cobrição” que dá leite.
imagedownload.aspx

Amândio Inácio, proprietário de mais de 100 cabeças de gado, já está habituado aos risos e aos olhares incrédulos sempre que afirma ter um “bode leiteiro”. Mas a verdade é essa e contra factos não há argumentos.
Nascido há três anos em Vila Pouca do Campo, o caprino mereceu a atenção do atual dono por “ser filho de uma cabra alpina, raça que dá bom leite”.

“O objetivo era que as crias também dessem leite de muito boa qualidade”, diz Amândio Inácio. Pedido feito, desejo (mais do que) alcançado.
Há cerca de um ano, enquanto o dono ordenhava as cabras, reparou que o bode – o único macho entre as caprinas – estava a coxear. E viu que, junto aos testículos, o animal tinha desenvolvido duas tetas. Apenas uma delas dá leite.

“Só o ordenho aos domingos e deito o leite fora porque nunca o mandei analisar”, conta Amândio, 51 anos, criador de gado (em part-time) há pouco mais de uma década.
DSC03430(1)_d82c10_logo.JPG

Apesar de ser um bom reprodutor – “e é bom que ninguém duvide da virilidade do animal” –, o bode pode ter os dias contados.

“Tem estado preso porque saltava a vedação, fugia e as cabras iam todas atrás dele”, lamenta o criador. Desde então, o caprino já emagreceu 15 quilos.

Ainda assim, o dono promete pensar duas vezes caso alguém manifeste interesse em adquirir o “bicho dois em um”.
Se estiver interessado, o melhor é não pensar duas vezes. É que depois não adiantará “chorar sobre o leite derramado”.

Fonte;
Bode que dá leite é sensação na Cidreira | Diário As Beiras



----------------|||------------------
Um bode destacou-se como macho exemplar de um rebanho nos arredores de Coimbra, mas o dono descobriu depois que o animal é hermafrodita e também dá leite como as cabras.

SA_bode_hermafrodita_6890_301211-495x329.jpg


Filho de uma cabra alpina, raça geralmente generosa na produção de leite de qualidade, o chibo foi uma aposta de Amândio Inácio, de 51 anos, que, na esteira da tradição familiar no pastoreio de pequenos ruminantes, possui um rebanho de 104 ovelhas e 11 cabras.

O criador comprou o bode, nascido há três anos em Vila Pouca do Campo, com o objectivo de tirar um maior rendimento da sua exploração, situada na Cidreira, em terrenos verdejantes que arrendou ao Ministério do Ambiente.
Um dia, quando estava a ordenhar as cabras, Amândio Inácio, que trabalha como vendedor num armazém e se dedica à pastorícia nos tempos livres, verificou que o bode se abeirava dele, como que a interpelá-lo numa atitude estranha e dócil.
"O animal fechava os olhos e punha a cabeça nos meus ombros", disse o pastor à Agência Lusa, indicando que o bicho "mancava da pata direita traseira".
Além dos testículos, como qualquer macho normal da sua espécie, o bode tem ainda duas tetas, uma mais desenvolvida do que a outra e cheia de leite.
Sem+t%25C3%25ADtulo.JPG

"Vi então que tinha um teto inflamado", contou o proprietário, que começou a "tirar-lhe o leite periodicamente" para evitar os problemas de mobilidade do animal. O leite é lançado directamente no solo.
O bode está agora dentro de uma cerca, separado do gado restante, mas amarrado a uma corda comprida. "Tive que o prender, ele saltava-me todas as cercas atrás das cabras e fugia para a estrada", explicou.
O macho, que é pouco latino e mais alpino, é agora motivo de galhofa e curiosidade das pessoas. Há dias, num restaurante da zona, o proprietário, que não conhecia a história, perguntou ao pastor: "Então, já tirou o leite ao carneiro?".

bode-coimbra.jpg


Amândio Inácio respondeu, com toda a naturalidade: "Ao carneiro não tirei, mas já tirei ao bode". Uma mulher intrometeu-se na conversa, manifestando a sua indignação face ao conteúdo supostamente malicioso da troca de palavras: "Olhe que eu tenho quase 70 anos, já podia ser sua mãe!".
"Ninguém acredita, mas é a realidade", reiterou o dono do chibo.
O leite do animal, "a olho nu, é igualzinho ao leite das cabras", mas o criador nunca o mandou analisar.
Contactado pela Lusa, o médico veterinário Fernando Delegado, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), mostrou-se interessado no caso, que já chegou ao seu conhecimento
Fernando Delgado disse que "o hermafroditismo é vulgar" entre os caprinos, sendo mesmo esta uma das espécies "em que é mais frequente". No entanto, o fenómeno "geralmente não é tão desenvolvido" como no bode dos campos do Mondego.
O investigador já telefonou a Amândio Inácio, pedindo-lhe para não abater o animal por enquanto, pois na ESAC poderão estar interessados no seu estudo.
Em tempo de vacas magras, este chibo dá leite em abundância. E dá pelo menos razão ao adágio popular: "Quando o ano é de leite até os bodes o dão".

Fonte;
Bode "machão" de Coimbra dá leite como as cabras - Os Bichos
 
Última edição:
Topo