Portal Chamar Táxi

Bolívia exige legalização da folha de coca

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,097
Gostos Recebidos
503
Bolívia exige legalização da folha de coca

ng1206611_435x190.jpg



Na última reunião das Nações Unidas subordinada ao tema dos narcóticos, Evo Morales, presidente da Bolívia, defendeu a legalização da folha de coca - mais especificamente da tradição boliviana de mascar a folha a partir da qual é feita a cocaína - no contexto internacional.

A par com a heroína e com outras drogas, a folha crua de coca foi declarada ilegal em 1961, por ser a partir dela que se extrai a cocaína, uma das mais mortíferas e mais traficadas drogas a nível internacional.

Com a assinatura da Convenção das Drogas e Narcóticos, a tradição do povo boliviano tornou-se ilegal, o que fez com que o país se mantivesse á margem da mesma. De acordo com a CNN, Evo Morales pediu durante a 55ª sessão da Comissão de Drogas e Narcóticos, em Viena, «a assistência da comunidade internacional na correcção de um erro histórico que foi cometido contra o povo boliviano quando se assinou a Convenção [em 1961]».

A coca, que continua a ser utilizada no país, principalmente, na zona dos Andes, onde é utilizada como estimulante respiratório necessário devido à elevada altitude e ar rarefeito, e como erva medicinal. Os que advogam a utilização das folhas, que, na verdade, contêm pequenas quantidades de cocaína, negam que a sua utilização envolva qualquer perigo ou risco de adição e enfatizam os seus benefícios sociais e para a saúde.

Na Bolívia a coca é vista como «sagrada» e, na forma como é consumida entre os bolivianos, constitui um ingrediente 'cru' e puro da fórmula da cocaína que nesse país, como nos outros a nível mundial, é ilegal.

De acordo com a Agência de Narcóticos e Crime da ONU, a Bolívia é actualmente o terceiro maior produtor de coca, depois da Colômbia e do Peru, e teria muito a ganhar caso a folha fosse legalizada, pois bebidas energéticas, farinha, pasta de dentes e outros produtos com o composto da coca seriam legalizados e poderiam ser vendidos um pouco por todo o mundo.


SOL
 
Topo