• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bolívia vai denunciar na ONU países que fecharam espaço aéreo a Evo Morales

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

A Bolívia anunciou, esta quarta-feira, que vai denunciar Portugal, Espanha, França e Itália junto da ONU e Comissão dos Direitos Humanos por terem fechado o espaço aéreo ao presidente Evo Morales.
"Enquanto Governo, apresentamos as nossas queixas a nível internacional. Já o fizemos junto da ONU e, nas próximas horas, vamos fazê-lo junto da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas", disse o vice-presidente boliviano, Alvaro Garcia, que assegura interinamente a presidência, numa conferência de imprensa.

Garcia explicou que o objetivo desta decisão era "iniciar um procedimento contra os responsáveis da violação do direito aéreo que colocaram em perigo a vida do presidente, ao impedir o sobrevoo dos territórios de alguns países europeus, o que não acontece mesmo em tempo de guerra".

Evo Morales, que regressava de uma visita a Moscovo, foi obrigado a uma escala de 13 horas em Viena, depois de vários países europeus terem fechado o espaço aéreo por suspeitarem que o ex-consultor dos serviços secretos norte-americanos (CIA) Edward Snowden, acusado de traição pelos Estados Unidos, estava a bordo.

Já em Moscovo, Morales declarou que a Bolívia estava a estudar a possibilidade de conceder asilo político a Snowden.

Após algumas horas, os quatro países europeus autorizaram o avião de Morales a sobrevoar os respetivos territórios.


jn
 
Topo