Portal Chamar Táxi

Bomba de água do Corsa B 1.7 D dá no 1.5 TD ?

DANPOWER

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Venho colocar uma dúvida, tenho um corsa 1.5 TD, a bomba de água fez o seu trabalho, o retentor começou a deixar passar água, fui comprar uma bomba de água na concorrência para o meu carro, no entanto tive um problema, as pás eram ligeiramente mais altas daí baterem no bloco motor, para me resolverem o problema trocaram-me por uma bomba do corsa 1.7 D, disseram-se que era o mesmo modelo para o 1.5 TD e com as pás mais baixas mas a turbina interna parece maior, instalei-a, aparentemente tudo parecia funcionar bem.

Passado uns tempos comecei a ter fuga de água por um tubo pequeno perto do colector de escape, a água sai-me por uma extremidade junto á braçadeira.

A minha pergunta é a seguinte, será que a bomba está a provocar-me esta situação, devido á turbina ser maior pode aumentar-me o débito de água por sua vez aumentar a pressão interna e originar esta fuga ou será apenas coincidência ?

Aqui vos deixo a foto da bomba de água é uma Saleri PA 890

:shy_4_02:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Isso é apenas coincidencia amigo...

ruimoreira24

GF Ouro
Entrou
Set 22, 2006
Gostos Recebidos
12
ora la esta , ja me aconteceu a mim amigo a bomba nao essa propriada para o carro sao iguais as pas e que nao , tens que troca la lol nao es o 1º a perguntar me isso, as pas batem no bloco e nao anda a polie ;)
cump.ruimoreira24

DANPOWER

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta foi uma mais valia, já não sabia o que fazer, realmente nunca pensei que o pormenor das pás iriam influenciar no aumento do caudal de água por sua vez, pressão excessiva e fuga de água pelo tubo.

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta foi uma mais valia, já não sabia o que fazer, realmente nunca pensei que o pormenor das pás iriam influenciar no aumento do caudal de água por sua vez, pressão excessiva e fuga de água pelo tubo.

DANPOWER:
A bomba de agua não tem nada a ver com o rebentamento do tubo.
Trabalhei quase 14 anos com Opel ,substitui dezenas de bombas de origem e muitos tubos desses, é muito comum nesses motores.

cumps smvieira

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0

NÃO TEM NADA A VER COM ISSO JOVEM...TROCA O TUBO!!! Se houvesse aumento de pressao no circuito automaticamente o carro aquecia! mas se quizer trocar outra vez a bomba de agua faz mt bem, os retalhistas querem e vender!

DANPOWER

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Calma, peço apenas que tenham um pouco de paciência, não faço da mecânica a minha profissão, mas gosto de efectuar as manutenções ao meu carro, e tentar perceber o porquê das situações anómalas, como foi a 1ª vez que chegou a altura de lhe trocar a bomba de água é normal estas dúvidas de " Maçaricagem ".

Talvez se não me tivesse acontecido a água ter começado a saír pela união do tubo após a troca da bomba sem contar que a única em que as pás não batiam no bloco eram as da versão 1.7 D não me teria questionado sobre a turbina ser maior do que a do 1.5 D, até porque as bombas de origem para os 1.5 e 1.7 tem números de série diferentes, logo devem existir diferenças entre elas, e também nas turbinas, com numero de séries diferentes.

É claro, se tivesse comprado de origem não me fazia perguntas em relação à fuga de água, trocava o tubo e pronto.

De qualquer modo obrigado pela vossa ajuda e pela vossa paciência irei seguir o vosso concelho efectuar a troca do tubo :espi28:

eeelq.jpg
[/URL]

Última edição:

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
As turbinas das bombas de agua podem variar de marca para marca amigo, ja por isso se chama concorrencia. As empresas de comcorrencia nao sao obrigadas a fazer a bomba exactamente igual a de origem, tem bombas de origem que tem a turbina de plastico e a de algumas marcas de concorrencia que a turbina e de metal, e com as "pás" é a mesma coisa, umas podem ter mais ou menos do que outras, desde que não toque no bloco e gire livremente ta bom, noa e por ter mais ou menos "pás" que lhe vai criar mais pressão no circuito de refrigeração. Isso trabalha com uma pressão entre 1.5bar, se ouver um excesso de pressão tem no vaso de expansão o tampão com uma valvula de descarga para esse efeito.

DANPOWER

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela explicação, hoje já retirei o tubo, se tudo correr bem amanhã coloco o novo, embora não tenha verificado nenhuma fissura na suposta zona do aperto da braçadeira, por onde pingava, assim que tiver montado e testado darei notícias.

smvieira

GF Ouro
Entrou
Fev 25, 2008
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela explicação, hoje já retirei o tubo, se tudo correr bem amanhã coloco o novo, embora não tenha verificado nenhuma fissura na suposta zona do aperto da braçadeira, por onde pingava, assim que tiver montado e testado darei notícias.

DANPOWER:

Nos corsas 1.5 TD existe um tubo que fica por cima do filtro de oleo
com a forma de um U que costuma rebentar com muita fequencia ,verifica
o estado dele e substitui se for preciso.

cumps smvieira

DANPOWER

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Pronto, já está resolvido o problema da fuga, embora tenha sido complicado o acesso ao tubo pequeno por baixo do colector de escape e o quebra-cabeças para retirar as braçadeiras de origem, a solução foi mesmo substituí-lo mais braçadeiras novas de aperto ao roquete, no entanto não verifiquei nenhuma fissura visível no tubo usado devia ser a braçadeira de origem que começou a alargar com o tempo, problema resolvido em relação à fuga de água.

Quanto aquele tubo em forma de U, já foi substituído em tempos é menos uma preocupação.

Mais uma vez agradeço as vossos concelhos, foram de uma grande ajuda. :espi28:

Última edição: