Portal Chamar Táxi

Bombeiro inglês vive sem ter pulsação há seis meses

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Um bombeiro britânico, já reformado, é o primeiro caso conhecido no mundo de um homem que vive sem ter pulsação, depois de ter sido submetido a uma cirurgia para remover o coração há seis meses.


Jakub Halik, de 37 anos, tem agora, em vez de um coração, um sistema eléctrico que bombeia o sangue. O primeiro procedimento do género foi realizado há um ano no Texas, mas o paciente morreu um mês após a operação, segundo o Daily Mail.
Pai de um filho, o ex-bombeiro vive num hospital e está confinado a uma cadeira de rodas, mas diz-se sortudo por estar vivo. A sua esperança é que surja um doador compatível e que, eventualmente, possa vir a ter uma vida normal.

Halik foi diagnosticado com um tumor agressivo no coração mas não pode ser submetido a um transplante convencional por causa dos medicamentos que tomou para combater a doença.

Assim, a 3 de Abril o seu coração foi removido numa operação que durou oito horas, conduzida pelo cardiologista checo Jan Pirk. No lugar do coração foi colocado uma bomba, de nome Heartmate 2, produzida pela empresa norte-americana Thoratec Corp.

Halik tem de transportar uma bateria para fornecer energia à dupla bomba, mas não está confinado à cama.

Jakub Halik é um dos 24 pacientes na República Checa em lista de espera por um transplante de coração. No Instituto IKEM, onde se encontra, o tempo de espera médio para esta cirurgia é de oito meses.


Fonte: Diário Digital
 
Topo