Portal Chamar Táxi

Bombeiros, carteiros e professores com maior índice confiança

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Bombeiros, carteiros e professores com maior índice confiança

Os bombeiros, carteiros e professores são as profissões que merecem maior confiança dos portugueses, que dão nota negativa aos políticos, revela um estudo divulgado hoje e que abrangeu 22 países.

O inquérito sobre a confiança atribuída a 20 profissões, elaborado pela empresa de estudos de mercado GFK em parceria com o Wall Street Journal, foi realizado entre Fevereiro e Março deste ano e envolveu 19.760 pessoas de 21 países europeus e dos Estados Unidos da América.

Em Portugal, o estudo decorreu entre os dias 07 e 16 de Março e abrangeu 1.036 pessoas com mais de 15 anos.

Entre as várias profissões em estudo, os portugueses avaliam de forma positiva o trabalho desenvolvido pelos bombeiros (94 por cento), pelos carteiros (89 por cento) e pelos professores da escola primária e secundária (89 por cento).

Os médicos surgem em quarto lugar (87 por cento), à frente dos militares (80 por cento) e dos polícias (75 por cento).

A tendência seguida em Portugal é reforçada pelas respostas dos restantes países europeus.

De acordo com o estudo da GfK, 91 por cento dos inquiridos na Europa preferem os bombeiros e 83 por cento os médicos, seguidos dos professores (82 por cento).

A grande maioria dos suecos, alemães e belgas escolheram os bombeiros como a profissão em que mais confiam, enquanto os suecos e turcos preferem os carteiros.

Apenas 14 por cento dos portugueses inquiridos manifestaram confiança nos políticos.

A merecer também nota negativa dos portugueses estão os publicitários (40 por cento), os empresários de grandes empresas (41 por cento) e os banqueiros (46 por cento).

O mesmo se passa na Europa, com apenas 15 por cento dos inquiridos a confiar nos políticos e 23 por cento nos publicitários.

tália, Grécia, Bulgária, Alemanha e França são os países que apresentam um maior índice de desconfiança nos políticos e a França, Holanda e Bélgica os principais países que dão nota negativa aos publicitários, refere o estudo, a que a agência Lusa teve acesso.

Quanto às profissões de bombeiro e carteiro, poucos são os países que não lhes depositam a sua confiança.

Segundo os dados da empresa de estudos de mercado que está presente em mais de 100 países, apenas a Colômbia (61 por cento) e a Polónia (81 por cento) referem que não confiam, respectivamente, nos bombeiros e nos carteiros.

Do estudo destaca-se a Grécia como o único país da Europa com um baixo valor de confiança atribuído aos médicos (48 por cento).

As associações de protecção do ambiente merecem a confiança de 82 por cento dos portugueses inquiridos no estudo, enquanto o Exército e Igreja são bem vistos por 80 por cento e 70 por cento, respectivamente, dos inquiridos.


Diário Digital / Lusa
 

Paraquedista597

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
164
Gostos Recebidos
0
Acho muitissimo bem, fui bombeiro voluntário durante 33 anos sem ganhar um tostão dormi muitas vezes fora da familia para poder estar mais perto de quem necessitava de socorro, por isso acho bem que tenham o reconhecimento de todo o povo, um bem hajam a todos os bombeiros do mundo.
:GForumfixe:
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
A notícia é deveras surpreendente!! Concordo com o que diz o amigo paraquedista597! Mas há casos e casos! Quando se lêem noticias de bombeiros que ajudaram a apagar o fogo que eles próprios colocaram... dá que pensar! Mas tirando esses malucos [permitam-me chamar-lhes isto], é inquestionável a sua importância!:right:

Quanto aos carteiros, boa!! É bom que de alguma forma se valorize um trabalho tão necessário mas tantas vezes esquecido!

Quanto aos professores, quem diria!! Numa altura em que se critica cada passo que o professor dá, cada vez lhes é dada menos autonomia, reforça-se a "vigilância"... bem, se de facto os portugueses têm confiança nos professores, deixem-nos trabalhar em paz, eles sabem o que fazem!!
 
Topo