Portal Chamar Táxi

Bombeiros já chegam a fogos em dez minutos

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

Balanço positivo em Agosto graças ao tempo ameno, reacção rápida, boa coordenação e cuidado no rescaldo

Dez minutos foi o tempo médio que os bombeiros demoraram a chegar aos incêndios durante o mês de Agosto. Uma rapidez que terá sido decisiva para a manutenção do número de incêndios diários em patamares baixos. E o tempo ajudou.

Os números oficiais apenas vão ser conhecidos esta segunda-feira, mas o JN apurou que o balanço final do último mês é positivo, registando-se entre 90 a 100 incêndios diários e apenas dois fogos de longa duração - que transitaram de um dia para o outro - durante todo o mês. As condições meteorológicas ajudaram, mas a resposta rápida foi uma grande vantagem.

"Com uma grande organização, comunicação e coordenação de esforços conseguimos reduzir o tempo de resposta para 10 minutos quando tínhamos previsto que 20 minutos já seria um bom número", explicou ao JN fonte do Governo. Um menor número de reacendimentos também foi fundamental para os bons resultados. "Tivemos um grande cuidado na fase do rescaldo, graças ao muito importante trabalho dos bombeiros voluntários", afirmou a mesma fonte. O Executivo acredita que as medidas destes dois anos começam a dar resultados e fala já de "um país que assumiu uma climática mediterrânica e que se prepara para isso".

O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, reconhece que foi feito "um investimento nos meios e até na legislação que permitiu uma melhoria substancial na primeira intervenção, na organização do comando e na relação entre os voluntários e profissionais". No seu entender, "estas medidas, que vínhamos defendendo há muito tempo, estão a repercutir-se nos resultados".

Fazendo um balanço provisório da Fase Charlie, que vai de 01 de Julho a 30 de Setembro e é a mais crítica em termos de incêndios florestais, Fernando Curto alerta que "a questão da irregularidade do tempo não permite que embandeiremos em arco, mas temos de estar satisfeitos com os resultados até agora".

Esta segundaferia à tarde, na Base de Helicópteros de Santa Comba Dão, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, e o Presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Arnaldo Cruz, irão fazer um ponto de situação sobre os incêndios.



JN
 
Topo