• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Boris impedido de votar por não ter documento válido (devido a lei dele)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
38,079
Gostos Recebidos
828
naom_653bdf1171c8a.jpg


O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi impedido de votar nas eleições autárquicas britânicas, que se realizaram na quinta-feira, por se ter esquecido de levar para a mesa de voto um documento de identificação com fotografia. O requisito, sublinhe-se, foi introduzido por ele próprio quando era governante.






Segundo a imprensa britânica, Johnson, que abandonou o cargo de primeiro-ministro em 2022 na sequência de uma série de escândalos relacionados com o confinamento da Covid-19, foi rejeitado numa assembleia de voto em Oxfordshire, no sul da Inglaterra.


Um porta-voz adiantou, posteriormente, que o ex-primeiro-ministro conseguiu votar no Partido Conservador, mas não negou que tenha sido impedido por não apresentar um documento válido.


A obrigatoriedade de apresentar um documento de identificação entrou em vigor em 2022, durante o governo de Boris Johnson. O objetivo era reprimir possíveis fraudes eleitorais, mas a medida foi criticada no país por impedir partes do eleitorado - até então era só necessário apresentar o nome e morada para poder votar.


"Não acho que não seja razoável pedir aos eleitores que votam pela primeira vez que apresentem alguma prova de identidade", disse Johnson, na altura.


A nova regra foi aplicada pela primeira vez no ano passado e, segundo recorda a agência de notícias Reuters, cerca de 14 mil pessoas em Inglaterra viram o seu direito de voto negado nas eleições locais por não terem conseguido apresentar um documento de identificação.

IN:NM
 
Topo