Portal Chamar Táxi

Brasil: São Paulo suspende aumento de portagens de autoestradas

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
1.jpg

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou esta segunda-feira a suspensão do aumento anual do preço das portagens das autoestradas do estado, que estava previsto para o dia 1 de julho.

Esta decisão é tomada no meio dos protestos que começaram na capital paulista no início do mês, pedindo uma redução das tarifas dos transportes públicos, que se espalharam para outras cidades e estados, com diversas reivindicações.

Na última semana, manifestantes de municípios da região metropolitana e do interior do Estado bloquearam autoestradas em redor de São Paulo, pedindo, entre outras coisas, a isenção das portagens, já que há moradores que se dirigem todos os dias à capital para trabalhar ou estudar.

O reajuste anual das tarifas está previsto no contrato com as concessionárias. O aumento deste ano deveria ser de 6,22%, seguindo a inflação calculada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas.

Alckmin explicou aos jornalistas que a decisão de suspender o aumento é «fruto de dois anos e meio de trabalho para melhorar a eficiência» das autoestradas. Caso seja necessário um subsídio, o governador disse que «deixará mais baixa a taxa de concessão onerosa, que a empresas que administram as vias pagam ao Estado».

Foi também suspenso o reajuste do preço para a travessia de lanchas e balsas no litoral. O governador afirmou no anúncio que partiria em seguida para Brasília para encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff e outros governadores, para discutir as reivindicações das manifestações.

Um protesto no litoral de São Paulo na manhã de hoje (tarde em Lisboa), bloqueou a autoestrada Cônego Domênico Rangoni, perto da cidade do Guarujá.


tvi24
 
Topo