kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Eusébio nunca jogou no futebol inglês mas, se tivesse jogado, era certamente um herói nacional, tal o carinho e respeito que os britânicos nutrem pelo Pantera Negra.
Durante todo o dia de domingo foram muitas as homenagens de grandes clubes britânicos, da imprensa em geral e de antigos adversários do Pantera Negra. Todos fizeram questão de lembrar a grande figura que Eusébio representou no futebol mundial, sobretudo pelos 9 golos que marcou no Mundial de 1996, em Inglaterra, e que cativou um país apaixonado por futebol, entrando nos corações dos adeptos britânicos.
O desempenho de Eusébio no histórico mundial deslumbrou os ingleses e um dos melhores jogadores britânicos da época, Bobby Charlton, destacou o jogo de Portugal com a Coreia como "uma das melhores exibições de um jogador numa partida de futebol". O desportivismo de Eusébio nunca foi esquecido pelos ingleses, que recordam o momento em que o Pantera Negra, em pleno estádio de Wembley, na final europeia de 1968 entre o Manchester United e o Benfica, aplaudiu no relvado uma defesa de Stepney a um remate seu.
"Eusébio foi sem dúvida um dos melhores jogadores contra quem joguei. Não apenas por isso, mas porque ele foi um verdadeiro homem do desporto, como provou ao aplaudir Alex Stepney pela sua defesa na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1968", afirmou Bobby Charlton em entrevista ao site do Manchester United.
O histórico guarda-redes da Inglaterra do mundial de 1966, Gordon Banks, afirmou que "Eusébio era um jogador fantástico, para mim um dos melhores de todos os tempos".
dn