- Entrou
- Ago 4, 2007
- Gostos Recebidos
- 1,153
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, um homem de 45 anos suspeito de se fazer passar pelo cantor Zé Amaro para enganar uma mulher de 64 anos, num esquema de "burla do amor" que lhe rendeu mais de 250 mil euros.
Segundo a PJ, o burlão, residente em França, criou perfis falsos nas redes sociais onde se apresentava como o popular artista português.
Desde 2022, convenceu a vítima de que mantinha com ela uma relação amorosa à distância, levando-a a entregar sucessivas quantias por transferências bancárias, cartões de criptomoedas e, mais recentemente, até encontros presenciais com supostos "representantes" do cantor.
A vítima acreditava estar a ajudar o verdadeiro Zé Amaro até que, esta semana, se preparava para entregar mais 25 mil euros ao impostor. Foi nesse momento que a PJ interveio, detendo o suspeito em flagrante.
Durante a operação, foram apreendidos vários telemóveis e outros elementos de prova.
O detido, que é ainda suspeito de branqueamento de capitais e associação criminosa, será apresentado a primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Contactado pelo JN, Zé Amaro mostrou-se surpreendido, mas também aliviado por ver a Polícia Judiciária atuar de forma eficaz: "Não fazia ideia desta operação, mas fico muito satisfeito por saber que a PJ está atenta e a agir. É triste ver alguém usar o meu nome e a minha imagem para enganar pessoas, especialmente de forma tão cruel. Custa-me saber que alguém acreditou estar a falar comigo e foi enganado dessa maneira."
O cantor revelou que esta não é a primeira vez que enfrenta situações deste género. "Infelizmente, há muita gente a criar contas falsas com o meu nome. Tenho feito vários alertas nas redes sociais, na televisão e em entrevistas. Com a chegada da inteligência artificial, tem ficado ainda mais difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso", referiu.
Zé Amaro, que não adiantou se pretende agir judicialmente contra o burlão, aproveitou ainda para deixar um apelo ao público: "Peço às pessoas que nunca me enviem dinheiro. Se alguém o pedir, desconfiem logo. É melhor confirmar nas páginas oficiais antes de acreditar em qualquer mensagem."
IN:JN