- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,377
- Gostos Recebidos
- 1,143

O preço do cabaz alimentar baixou na última semana, de acordo com a monitorização semanal de preços da DECO PROTeste. O cesto de compras registou uma descida de preço de 39 cêntimos (menos 0,16%) na última semana e custa agora 241,76 euros.
"No início deste ano, custava menos 5,59 euros (menos 2,37 por cento). Já há quase quatro anos, a 5 de janeiro de 2022, quando a DECO PROteste iniciou esta análise, era possível comprar os mesmos produtos por menos 54,06 euros (menos 28,8 por cento)", pode ler-se no site da organização de defesa do consumidor.
De recordar que desde janeiro de 2022 que a DECO PROteste acompanha a evolução dos preços dos bens alimentares essenciais, analisando, todas as quartas-feiras, o custo total de um cabaz, com base nos preços recolhidos no dia anterior nos principais supermercados com loja online.
"Começa-se por calcular o preço médio por produto em todas as lojas online do simulador, em que se encontra disponível. Depois, somando o preço médio de todos os produtos, obtém-se o custo do cabaz para um determinado dia", explica a organização.
Cenoura destaca-se (e não é pelos melhores motivos)
O preço da cenoura subiu 11% em apenas uma semana e está agora no valor mais elevado do ano, de acordo com os dados divulgados pela DECO PROTeste.
"O da cenoura foi o que mais aumentou na última semana, de acordo com a análise da DECO PROteste. Entre 8 e 15 de outubro, a cenoura passou a custar 1,13 euros por quilo, mais 11 cêntimos por quilo (mais 11%) em comparação com a semana anterior", adianta a organização.
IN:NM