- Entrou
- Jan 6, 2009
- Mensagens
- 828
- Gostos Recebidos
- 0
Estudo publicado na Neurology
Calor pode aumentar o risco de sofrer com dores de cabeça
Calor pode aumentar o risco de sofrer com dores de cabeça
Um dia mais quente hoje pode significar uma dor de cabeça amanhã. Segundo um estudo divulgado na revista Neurology, as temperaturas altas podem desencadear uma dor de cabeça. A associação entre os dois factores é feita da seguinte forma: cada cinco graus celsius a mais nos termómetros representam mais 7,5 por cento de risco de sentir uma dor forte. Mais de sete mil pessoas que recorreram aos serviços de urgência do Centro Médico de Boston Beth Israel Deaconess, entre 2000 e 2007, foram analisadas por investigadores desta instituição e da Universidade de Harvard.
Entre os casos estudados foram diagnosticadas 2250 enxaquecas e 4803 situações de dores de cabeça. Os dados permitiram fazer uma associação entre estes doentes e o aumento de temperatura registado nas 24 horas anteriores à visita aos serviços de urgência. Os investigadores também notaram uma contribuição das baixas pressões atmosféricas na ocorrência destes episódios, porém, a associação era menos significativa. De fora, segundo as conclusões deste estudo, terá ficado a eventual ligação destes casos à qualidade do ar e contaminação ambiental.
Os investigadores reconhecem que o trabalho tem limitações importantes como, por exemplo, o facto não terem dados sobre a hora exacta do início dos sintomas em cada paciente.
in O Público