• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

caminha

nita_vsc

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
2,237
Gostos Recebidos
0
caminha.gif
INFORMAÇÃO GERAL
*A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico.

*Já povoada no tempo dos celtas e romanos, foi um importante porto até ao século XVI; agora, o cais serve sobretudo para a ligação por ferry-boat a Espanha, do outro lado do rio.

*A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas, a Igreja Matriz em estilo gótico e a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas, a Torre do Relógio (século XV), o chafariz renascentista e o Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.

*Em termos de turismo, o concelho oferece belíssimas praias ao longo da sua costa atlântica, como Moledo e Vila Praia de Âncora. Quase em frente à primeira, no estuário do Minho, a ilha de Ínsua ainda exibe o convento, a igreja e o farol em ruínas.

*Em Âncora, mar, rio, areal, verdes campos cultivados e pinhais frondosos rodeiam a pequena vila piscatória, cheia de encanto e tradições.

*Os dois rios que circundam a agreste Serra de Arga são ricos em trutas, e nas encostas dos montes podem ver-se antas e antelas.

*O concelho orgulha-se do seu artesanato em cobre, bordados e tecelagem. Quanto à gastronomia, sofre a nítida influência de mar e rio, já que as principais especialidades são o arroz de lampreia, o sável frito ou de escabeche, marisco e tainha assada no forno.

Região encantadora, situada no litoral do Atlântico, ao sul da foz do rio Minho, possui uma praia extensa de areia fina, ideal para as crianças, tendo perto a frondosa Mata do Camarido – jóia florestal que convida ao repouso e onde está instalado um belo parque de campismo, preferido pelos turistas que visitam o Norte do País.

Maravilhosa paisagem se desfruta do Forte da Ínsua, que fica próximo, incluindo o Monte de Santa Tecla (Espanha), com toda a imponência e grandiosidade.

Local muito procurado para a pesca desportiva e todos os desportos náuticos.
 
Última edição por um moderador:

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Bela sugestão, sim senhor!
Já lá passei várias férias e espero repetir.
Recomendo o aluguer de um barco-taxi junto à foz do Minho para um passeio até à ilha da Ínsua. Acreditem que vale a pena!
Igualmente recomendo uma visita demorada ao mosteiro de S. João d'Arga e a toda a região envolvente da serra d'Arga. Vão preparados como comes e bebes porque não faltam belos recantos para belos picniques.
Igualmente interessante era (e creio que ainda é) a actividade cultural nas noites de verão no Centro de Caminha, com concertos de vários géneros musicais organizados pelo maestro António Vitorino d'Almeida, uma das muitas personalidades conhecidas que passam férias na região.
Cumps.
 

sharksss

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
120
Gostos Recebidos
0
é porreiro, mas não chega aos calcanhares de Vila Praia de Âncora
 

xaxa

GF Platina
Entrou
Mar 1, 2007
Mensagens
552
Gostos Recebidos
28
é porreiro, mas não chega aos calcanhares de Vila Praia de Âncora

Amigo, acho essa crítica dum mau português.:espi29:
Conheço as duas regiões +- e gosto das duas, enfim PORTUGAL em questão.


:6_15_221:
 
Última edição:

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Eu também não percebi essa do amigo sharksss, uma vez que V.P.Âncora pertence ao concelho de Caminha, logo perfeitamente inserida na região que se procura promover neste tópico.
A não ser que seja algum sentimento bairrista mais exacerbado, uma vez que há que defenda a promoção de V.P.Âncora a concelho.
Mas para esse peditório não quero nem tenho nada que dar, como é lógico...
Cumps.Cerveja Gforum
 

Doninha

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
156
Gostos Recebidos
0
Amigo, concordo com xaxa, pois eu vivo em viana do castelo á 15 anos, e ambos os sitios são lindos como outros adiante, penso que cada um tem o seu valor em monumentos e paisagens, enfim tudo á margem do minho é bastante lindo, digo isto porque eu sou natural de lisboa.
um abraço:6_15_221:
 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,974
Gostos Recebidos
47

Centro Histórico de Caminha - 4K Ultra-HD​


 
Topo