Portal Chamar Táxi

Campanha de higiene das mãos nos Açores

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Campanha de higiene das mãos nos Açores

maos.jpg

As unidades de saúde dos Açores vão participar na campanha de promoção de hábitos de higiene “clean care is safer care. As unidades de saúde dos Açores vão participar na campanha de promoção de hábitos de higiene “clean care is safer care”, que vai ser implementada a nível nacional, numa parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde.
Segundo Teresa Brito, directora regional da Saúde, estão a decorrer as reuniões preparatórias para que os Açores venham a participar neste programa, que “tem o expoente mais visível na campanha de higienização das mãos, mas que, de uma forma mais ampla, pretende sensibilizar para o problema da infecção associada aos cuidados de saúde”.
Chamar a atenção da população para a importância que medidas tão simples como a lavagem das mãos podem ter na saúde pública é um dos objectivos da campanha, que também pretende reduzir o número de infecções desenvolvidas em meios hospitalares que, segundo um estudo de 2003, afectam oito em cada cem utentes ou profissionais de saúde.
“O programa é de grande complexidade”, afirma a directora regional de saúde, uma vez que existe um conjunto de suportes e de manuais que terão de ser adaptados e adequados à realidade regional, para que a campanha seja desenvolvida à medida da Direcção Regional de Saúde e das próprias unidades de saúde. Teresa Brito garante que em algumas instituições da Região “estas campanhas são uma constante” e que a Direcção Regional da Saúde vai procurar sensibilizar “todas as unidades de saúde para que participem no programa”.
Lúcia Rodrigues, enfermeira da Divisão de Controlo de Infecção do Hospital dePonta Delgada, salienta que “é necessário que haja uma maior adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos”, que considera “a medida mais básica na prevenção e controlo de infecções”, e que, não trazendo custos acrescidos às instituições, é “um gesto que pode salvar vidas”.
A enfermeira lembrou que o Hospital de Ponta Delgada realizou no passado mês de Maio várias acções de formação sobre o tema da higiene das mãos.

Fonte:Açoriano Oriental


 
Topo