• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

'Campeão' da fibra. O consumo deste alimento ajuda a reduzir o colesterol

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,380
Gostos Recebidos
801
naom_623984c59047e.jpg


Um estudo, publicado no British Journal of Nutrition, sugere que consumir farelo de trigo diariamente, durante três semanas, pode ajudar a baixar o mau colesterol (LDL), responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.






Muito económico e rico em fibra, este alimento é obtido da produção de farinha de trigo. No fundo, consiste na camada mais externa da parte comestível do grão de trigo.


Leia Também: Colesterol elevado? Sinais de alerta que surgem pela 'calada'


Um outro estudo de 2014, realizado por investigadores chineses, corrobora as descobertas. Os cientistas administraram produtos químicos contidos no farelo de trigo dietético a ratos de laboratório. Os resultados mostram que, em 30 dias, houve uma queda do colesterol LDL no plasma sanguíneo.


Por sua vez, uma meta-análise revelou que comer alimentos ricos em beta-glucan (um derivado da levedura) pode ajudar a reduzir entre 5% a 10% do colesterol LDL em pessoas com níveis considerados normais de colesterol. Os investigadores verificaram que o consumo diário de apenas cerca de três gramas de alimentos com beta-glucan pode ter resultados benéficos.


A organização médico-hospitalar Clínica Mayo, nos Estados, explica que as fibras solúveis, como o beta-glucano, podem reduzir a absorção do colesterol na sua corrente sanguínea. Estas podem ser encontradas em alimentos como farelo de trigo, couve-de-bruxelas, maçãs, peras e papas de aveia.





O colesterol, por si só, não é uma doença. Recorde-se que existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.


Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:


Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

IN:NM
 
Topo