Portal Chamar Táxi

Informação Cancro do pulmão: Vacina promissora entra em fase de testes

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,217
Gostos Recebidos
1,167
naom_692565b78e111.webp


Pode estar a caminho uma vacina promissora contra o cancro do pulmão. Investigadores da University College London e da Universidade de Oxford vão realizar um conjunto de testes durante os próximos quatro anos para chegar ao produto final. A previsão é que esta fase arranque já no próximo verão.


A vacina LungVax será administrada a doentes de alto risco e irá perceber os possíveis efeitos colaterais da sua administração. "Menos de 10% das pessoas com cancro do pulmão sobrevivem à doença por 10 anos ou mais. Isto precisa mudar, e essa mudança virá do combate a este cancro nos seus estágios iniciais”, revela ao Daily Mail Mariam Jamal-Hanjani, uma das responsáveis pelo estudo.


A nova vacina contra o cancro do pulmão


Apesar de ser uma vacina com grande potencial, a verdade é que deixar de fumar acaba por ser sempre o passo mais indicado para reduzir o risco de cancro do pulmão. “As vacinas preventivas não vão substituir o abandono do tabagismo como a melhor maneira de reduzir o risco de cancro. No entanto, podem oferecer uma via viável para prevenir o surgimento de alguns tipos de cancro.”





Sarah Blagden, também responsável pelo projeto da LungVax, explica que o estudo está bem encaminhado para conseguir bons resultados. “A LungVax é a nossa oportunidade de fazer algo para prevenir ativamente esta doença. Anos de pesquisa sobre a biologia do cancro, compreendendo as mudanças fundamentais que ocorrem nos estágios iniciais da doença, serão agora colocados à prova.”


“Queremos ver um mundo onde mais casos de cancro sejam prevenidos. Chegamos a um ponto em que nosso conhecimento da biologia do cancro, construído ao longo de anos de pesquisa meticulosa, abre novas oportunidades para prevenir a doença”, conta Michelle Mitchell, diretora executiva da Cancer Research UK, que está a financiar este estudo.


Mitos e verdades sobre cancro do pulmão: Médica esclarece tudo


O Lifestyle ao Minuto entrevistou a médica Margarida Dias para esclarecer alguns dos mitos mais comuns sobre a doença. Deixou ainda alguns conselhos.


Mito 1- O cancro do pulmão é uma doença predominantemente masculina e não afeta as mulheres


A explicação: O cancro do pulmão pode afetar homens e mulheres. No passado, o hábito de fumar era muito mais frequente nos homens e por isso também eram eles que tinham mais frequentemente cancro do pulmão. No entanto, como existem cada vez mais mulheres fumadoras, esta tendência tem-se alterado e o número de casos de cancro do pulmão nas mulheres tem vindo a aumentar.


Mito 2- Se fumar poucos cigarros por dia não poderá desenvolver a doença


A explicação: Não existe um número de cigarros que seja considerado seguro. O tabaco continua a ser o principal fator de risco para cancro do pulmão. Quanto mais cigarros se fumar na vida, maior é o risco de cancro e mesmo os fumadores de um cigarro por dia ou fumadores ocasionais têm mais risco de desenvolver cancro do pulmão do que os não fumadores. A forma mais eficaz de prevenir o cancro do pulmão é não fumar ou deixar de fumar.


Mito 3- O fumo passivo não leva ao cancro do pulmão


A explicação: Estar exposto ao fumo do tabaco de outras pessoas aumenta o risco de cancro do pulmão até 20 a 30%. Quanto maior e mais intensa for essa exposição, maior é o risco. O fumo passivo é especialmente perigoso em crianças e em ambientes fechados.

IN:NM
 
Topo