kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
O candidato Abdullah Abdullah
O candidato presidencial afegão Abdullah Abdullah acusou ontem os responsáveis pelo processo eleitoral de fraude, abrindo uma disputa sobre a contagem de votos que pode ameaçar uma transição de poder pacífica.
As Nações Unidas haviam apelado aos candidatos para que dessem o tempo suficiente às autoridades para realizarem a contagem dos votos e investigar acusações de fraude, mas Abdullah lançou um ataque verbal à Comissão Eleitoral Independente um dia após a votação.
O candidato disse que a afluência de sete milhões de eleitores anunciada pela Comissão é provavelmente falsa e exigiu a demissão do presidente daquele órgão, Zia-ul-Haq Amarkhail, por causa de uma tentativa de retirar urnas não utilizadas da sede, em Cabul, no sábado, dia das eleições presidenciais.
Uma eleição bem sucedida é vista como um teste ao êxito da intervenção militar internacional e apoio ao Afeganistão durante 13 anos, mas as críticas de Abdullah à comissão podem conduzir a meses de instabilidade política.
"Não há nenhuma prova que corrobore [o número da afluência às urnas], em todo o país -- isso é algo que é questionável e estamos preocupados, novamente, com fraude", disse o candidato.
"O responsável do secretariado foi apanhado em flagrante e queremos uma investigação. Queremos que ele seja retirado da sua posição", afirmou.
jn