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Carros elétricos terão buzina direccional para cada pedestre

O som da buzina é produzido de forma direcional e levando em conta o ruído ambiente. [Imagem: Evader Project]
O risco do silêncio
Existem tecnologias para abafar o ruído dos carros e da estrada em áreas urbanas, mas os veículos híbridos e elétricos trouxeram preocupações inversas.Agora está sendo necessário desenvolver técnicas para gerar um ruído artificial nos carros elétricos para segurança dos pedestres, que podem ser apanhados de surpresa por um veículo aproximando-se em silêncio quase total.
Engenheiros europeus demonstraram agora que já existem tecnologias, que permitem chegar a um meio-termo, nem o excesso de barulho actual, nem o "silêncio ameaçador" dos carros elétricos.
Buzina direccional
A solução está numa espécie de buzina direccional.O sistema de prevenção de acidentes identifica as pessoas à frente, que possam assumir uma trajetória de risco e emite um som directamente para elas.
"O som é optimizado para ser claramente audível para os indivíduos visados, mas quase imperceptível para os outros utilizadores da via.
Nós apenas alertamos as pessoas em perigo," disse Juan García, coordenador do projeto eVader (Electric Vehicle Alert for Detection and Emergency Response).
O volume óptimo de som é determinado caso a caso, de acordo com o risco representado pelo pedestre, com a velocidade do veículo e com o ruído ambiente, de forma a evitar acidentes sem gerar uma nova fonte de poluição sonora.
"Não se pode ter carros elétricos muito silenciosos e então colocar alto-falantes neles para fazer um bocado de barulho," explica García.
"Nós decidimos, que a solução seria um sistema direccional, que é basicamente uma fonte acústica que irradia o som, preferencialmente na direcção que se pretende que o som viaje."
Som direccional
O som direccional é produzido por um conjunto de seis alto-falantes instalados na frente do carro.As ondas sonoras são emitidas de modo coordenado pelos diversos alto-falantes, por forma a seguir uma direcção específica, reforçando-se nessa direcção e anulando-se nas demais.
A tecnologia de som direcional já tem vários usos.
Já existem, por exemplo, sistemas complexos de projecção de som e até uma espécie de "laser de som".
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