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Cartões de Crédito Falsos Roubados ou Duplicados

billshcot

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Nov 10, 2010
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Fraudes com cartão de crédito são comuns, normalmente envolvem pequenas quantias, mas em alguns casos podem dar problemas maiores. Não existe um esquema único e por isso não se pode dar uma descrição exacta. A base desta fraude é dispor do numero do cartão de crédito de uma vitima e de quantos mais outros dados sobre esta pessoa seja possível (RG, CPF, BI, Cont., Endereço, Telefones, dados pessoais e possivelmente até uma fotocópia do cartão e/ou do RG).

Com isso na mão o golpista vai tentar usar o cartão da vitima para comprar bens e/ou serviços que serão depois debitados na conta da vitima. Com o advento da internet isso ficou ainda mais fácil porque a maioria dos sites que vendem pela internet aceita o pagamento com cartão de crédito.

Cuidado para não fornecer estes dados a desconhecidos ou fora de estabelecimentos comerciais sérios. Em muitos casos os golpistas obtêm os dados da vitima graças à colaboração de algum funcionário desonesto de um estabelecimento comercial que, na ocasião de uma compra legítima, faz uma copia dos dados do cliente. Muito frequente é a utilização do papel carbono (que contém todos os dados do cartão) que sobra do modulo utilizado nas maquinas manuais de debito dos cartões. Foi também relatada a existência de maquinas que copiam os dados dos cartões de crédito simplesmente passando o cartão como se fosse uma maquina eletrônica de autenticação do pagamento (os ditos "chupa-cabras"). O conselho é portanto sempre ficar com os olhos no cartão e ver como e onde o mesmo é utilizado.

Se alguém ligar dizendo ser funcionário da empresa gestora do Cartão de Crédito peça para deixar o nome e ligue para ele de novo usando o numero oficial da empresa gestora que pode encontrar no verso do seu cartão ou nas paginas amarelas. Se ligar á empresa gestora do cartão e ninguém conhecer o nome que você procura não se surpreenda muito ...

EXEMPLOS DE COMO CARTÕES DE CRÉDITO SÃO FALSIFICADOS

Em baixo fotos de equipamentos "chupa-cabra" utilizados por golpistas para "sugar" os dados dos cartões de credito para depois copiá-los. Estes equipamentos são frequentemente encontrados em postos de gasolina ou outros estabelecimentos de grande rotação (restaurantes, esplanadas, etc....)





Neste ultimo, parecendo um rádio, o cartão era passado na fenda ao lado direito e o dados memorizados no "rádio" que na realidade não funcionava como rádio.

O funcionário cúmplice dos golpistas não parecia suspeito por ter um rádio pendurado na cintura.

Enfim estes são aparelhos de autenticação de cartões de crédito encontrados em estabelecimentos comerciais. Estes aparelhos são adulterados de forma a armazenar os dados dos cartões que neles passam, além de executar o processo normal de autenticação. Às vezes os donos/funcionários do estabelecimento não sabem que estão utilizando um aparelho adulterado pois são vitimas de falsos técnicos de manutenção dos aparelhos.



PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA COM CARTÕES DE CRÉDITO

MASTERCARD

Todos os cartões MasterCard® começam com o número 5. O número em relevo deve ser claro e uniforme.
O número gravado em relevo na frente do cartão deve ser igual ao número impresso no verso e no comprovante de vendas emitido pelo Terminal POS. Ele contém 16 dígitos.
Confira a data de validade do cartão.
Verifique se o cartão possui a marca de segurança em relevo ao lado do holograma. Essa marca é representada pelas letras MC estilizadas.
Observe o holograma. A imagem dos globos interligados deve ser tridimensional. Os quatro últimos números do cliente devem estar sobre o holograma.
Verifique o código de segurança que é formado pelos três últimos dígitos subseqüentes ao número do cartão, localizados no painel de assinatura, no verso do cartão.
O espaço reservado para a assinatura deve ter o nome MasterCard repetido em diagonal. Compare a assinatura do verso do cartão com a que o cliente acaba de fazer no Comprovante de Vendas. Se o cartão não estiver assinado, peça ao cliente que o faça e compare com a assinatura do seu RG.

DINERS INTERNATIONAL

Todos os cartões Diners Club International® começam com o número 3. O número em relevo deve ser claro e uniforme.
Compare a assinatura do verso do cartão com a que o cliente acaba de fazer no Comprovante de Vendas. Se o cartão não estiver assinado, peça ao cliente que o faça e compare com a assinatura do seu RG. O espaço reservado para a assinatura deve ter o nome Diners Club repetida várias vezes.
Verifique se o cartão apresenta o código identificador que se encontra à direita da data de validade.
Verifique o código de segurança que é formado pelos três últimos dígitos subseqüentes ao número do cartão, localizados no painel de assinatura, no verso do cartão.
O número gravado em relevo na frente do cartão deve ser igual ao número impresso no verso e no Comprovante de Vendas emitido pelo terminal POS. Ele contém 14 dígitos.

VISA

Verifique a autenticidade da marca Visa e do holograma tridimensional com a figura da pomba.
Confira a data de validade do cartão e a marca de segurança "V" gravada em relevo após a data.
Verifique se o número e nome do cliente impressos do Comprovante de Venda emitido pelo terminal eletrônico são iguais aos gravados no cartão.
Solicitar código de autorização para todas as vendas manuais, independente do valor.
Verificar se a assinatura no Comprovante de Vendas é semelhante à do verso do cartão. Se necessário, pedir um documento de identidade.
Verificar os aspectos gerais do cartão, que não deve apresentar rasuras, quebras, colagens, ou qualquer outro tipo de alteração.
Checar se os algarismos em relevo estão uniformes, bem alinhados e sem sinais de adulteração. Os cartões Visa® começam com o número 4 e tem 16 dígitos.
Verificar se o número do cartão gravado em alto-relevo é idêntico ao do verso e ao que foi impresso pelo terminal eletrônico.

AMERICAN EXPRESS

Os cartões American Express devem ser apresentados para todas as transações na presença do Associado.
Caso você processe suas transações via terminal eletrônico, sempre passe o cartão através deste, evitando digitação.
Caso o seu terminal não esteja transmitindo todas as informações magnéticas solicitadas pela American Express, efetue a transação através do Express Cap, ligando pelo 0800-78-5090.
Sempre compare o número da conta na frente e verso do cartão apresentado, com o impresso no recibo emitido pelo seu terminal ou caixa registradora. O numero deve ter 15 dígitos.
A assinatura do Associado é pedida no recibo impresso no exato momento que as transações são feitas. Ela deve coincidir com o nome na frente e com a assinatura do verso do cartão.
Caso o cartão não seja assinado peça um documento de identidade. Se for recusado não complete a operação.
A data de validade é solicitada para todos os métodos de submissão.
Os cartões American Express são intransferíveis. Somente o Associado pode usá-los.
 
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