Portal Chamar Táxi

Castigar as crianças?

T

TIN

Visitante
As crianças devem ir aprendendo desde pequenas a distinguir o que está bem do que está mal, para o que lhes vamos oferecendo formas de conduta a imitar. A nossa aprovação ou reprovação ante uma conduta, manifestá-la-emos mediante sinais positivos ou negativos, conforme o caso.

Em princípio, considera-se que a norma geral aponta para uma atitude positiva, já que todos os seres humanos necessitam de recompensa por parte dos seres mais queridos. Isto não significa que a demonstração de aprovação tenha de ser necessariamente um prémio material.

Em geral, é muito mais gratificante e motivador para uma criança um sorriso ou um simples "estou orgulhosa de ti por..."

Não obstante, nos casos em que se deva reprovar uma conduta reincidente ou especialmente negativa, pode-se - e por vezes deve-se - recorrer ao castigo. Para estes casos, aconselha-se tomar em consideração os seguintes pontos:

- Castigar imediatamente após o acto a reprovar, para que fique bem clara a relação causa-efeito (má conduta-castigo).

- Que o castigo esteja em proporção com a conduta a corrigir, isto é, que não seja desmedido nem ridículo.

- Recordar que, para as crianças pequenas, o melhor castigo é um tabefe a tempo. Para os mais crescidos, privá-los de algo por eles esperado.

- Deixar a repressão - não o castigo - para quando, tanto pais como filhos, estiverem mais serenos. Isto pode suceder um momento após ou no dia seguinte.

- Por último, aplicar sempre uma regra de ouro: senso comum, moderação e calma. Castigar quando a conduta o mereça, não quando se está cansado ou oprimido.
 

portugal123

GF Bronze
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
tabefe? olha que tar a dizer que violencia fisica resolve assuntos nao e boa ideia !
 

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
castigar as crianças

Costuma-se dizer que "Vale mais uma boa palmada na altura certa, do que uma grande atitude pedagógica".Esta frase todo nós sabemos que em situação resulta!!!Mas, temos de levar em linha de conta que não se educa uma criança batendo-lhe!

O comportamento da criança resulta da educação que lhe é dada. A criança tem necessidade de agradar aos pais e de os ver contentes para com ela.
Deve-se lhe explicar que fez mal e o porquê e que os pais não gostaram e ficaram tristes.

A personalidade da criança, estrutura-se até aos 5 anos de idade.É nesta 1ª fase que ela aprende a forma como se deve comportar em sociedade.Se lhe batemos, ele irá aprender que se fizer mal , batem-lhe, então será educada por ter medo e não por respeito.
 
Topo