helldanger1
GForum VIP
- Entrou
- Ago 1, 2007
- Mensagens
- 29,631
- Gostos Recebidos
- 1

Orquídeas sempre chamaram a atenção quer pelo seu formato exótico, como pela beleza rara de suas flores. Entre elas existem as mais comuns, comercialmente produzidas e fáceis de serem mantidas em casa, como as que não sobrevivem fora de seu habitat, necessitando de certo tipo de clima, altitude, irrigação e mais outras exigências. É o caso da Cattleya schilleriana. Esta espécie, já extinta em seu estado nativo, é procurada pelos colecionadores, tendo um grande valor comercial para os orquidófilos.
Natural do Brasil, mais precisamente do estado do Espírito Santo, na bacia do rio Jucu, apresenta flores de cor castanho-avermelhado, brilhantes, e com o labelo largo repleto de pequenas veias. Floresce duas vezes por ano, surgindo duas ou mais flores de 10 cts. de diâmetro. São pseudobulbos são matizados de vermelho, com folhas espessas e coriáceas, resistentes ao sol
É uma orquídea de clima quente e úmido alternando com períodos secos e quentes, com estações bem definidas, como a região de faixa baixa litorânea onde a temperatura oscila entre 10°C a 40°C. Uma de suas florações, geralmente, é em setembro. São plantas que vegetam na parte mediana das matas, ou lugares menos protegidos pelo sol.