Portal Chamar Táxi

Cavaco sublinha importância do Prémio Champalimaud de Visão para o combate à cegueira

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4645921.jpg







"O objetivo é claro e inquestionavelmente meritório: trata-se de garantir que um número cada vez maior de seres humanos possa dizer, como no poema de Camões, vi, claramente visto", referiu.
O Presidente da República elogiou hoje "o trabalho humanitário admirável" dos vencedores do Prémio Champalimaud de Visão 2015 e sublinhou "o contributo ímpar" que, a partir de Portugal, este galardão tem dado para combater a cegueira no mundo inteiro.
"Felicito as três instituições premiadas: estou certo de que este prémio trará um inestimável progresso, efetivo e sustentável, ao tratamento de milhões de pessoas", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia de entrega do Prémio Champalimaud 2015, que este ano distinguiu o trabalho conjunto do Kilimanjaro Centre for Community Ophthalmology (KCCO), da SEVA Foundation e da SEVA Canadá.
Sublinhando o trabalho humanitário admirável, resultante da aliança entre os programas de ação para as comunidades elaborados pela SEVA e a capacidade da sua aplicação, desenvolvimento e expansão pelo Centro Oftalmológico sediado em Moshi, na Tanzânia, Cavaco Silva recordou que o lançamento do ambicioso plano global de ação "Visão 2020", da iniciativa da Organização Mundial da Saúde e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, foi o grande promotor desta prática de colaboração e de trabalho conjunto entre instituições de todo o mundo.
"E foi-o com um objetivo comum: o da redução universal da cegueira evitável, prevenindo-a ou restaurando a visão perdida. O objetivo é claro e inquestionavelmente meritório: trata-se de garantir que um número cada vez maior de seres humanos possa dizer, como no poema de Camões, vi, claramente visto", referiu.
Na sua intervenção, o Presidente da República lembrou ainda que 90% da população mundial com problema de cegueira vive nos países em vias de desenvolvimento, enfatizando a relevância especial do Prémio Champalimaud, que apoia "iniciativas levadas a cabo junto dos que mais precisam, os seres humanos dos países menos desenvolvidos, aqueles a quem já chamaram os povos silenciosos do mundo".


dn
 
Topo