Portal Chamar Táxi

CCB assinala 25 de Abril com «20 Canções para Zeca Afonso»

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
CCB assinala 25 de Abril com «20 Canções para Zeca Afonso»

O espectáculo "20 Canções para Zeca Afonso", concebido pelo músico Rafael Fraga, vai assinalar o 25 de Abril no Centro Cultural de Belém (CCB) com a música e as palavras de Zeca Afonso, numa homenagem ao cantautor.
O concerto - integrado no conjunto de espectáculos que comemoram os 15 anos do CCB - tem concepção, direccção musical e arranjos de Rafael Fraga, e conta também com arranjos de João Paulo Esteves da Silva e assistência de direcção musical de Augusto Macedo.

Concebido no ano passado e já apresentado em Castelo Branco e em Tondela, o espectáculo "20 Canções para Zeca Afonso" conjuga músicas muito populares e outras menos conhecidas desta figura emblemática da resistência anti-fascista, interpretadas por músicos de jazz e o quarteto de cordas Tempus.

Fundindo vários instrumentos e estilos musicais, o concerto "20 Canções para Zeca Afonso" reúne ainda as vozes de Alexandra Ávila e João David Almeida, e a interpretação musical, além do quarteto Tempus, também de Jorge Reis (saxofones), Rafael Fraga (guitarras), Augusto Macedo (baixo), Bruno Pedroso (bateria e percussões), e João Paulo Esteves da Silva (piano).

O repertório do concerto inclui canções originalmente editadas entre 1962 e 1987, representando estética e cronologicamente uma parte significativa da obra de Zeca Afonso, criador de temas como "Os Vampiros" e "Trova do Vento que Passa".

Fascinado pela música de Zeca Afonso desde o início da sua aprendizagem musical, Rafael Fraga considera a obra do cantautor "rica e inspiradora, um veículo poético e ideológico que marcou profundamente a cultura portuguesa do século XX", refere, numa nota explicativa sobre o espectáculo.

Depois de se ter apercebido, em 2006, que no ano seguinte se cumpririam os vinte anos da morte de Zeca Afonso, decidiu montar um projecto dedicado à sua música com a fusão de vários universos musicais.

Rafael Fraga tem participado como compositor e intérprete em vários projectos nas áreas da música popular portuguesa, o jazz, o fado ou a ópera, enquanto João Paulo Esteves da Silva, tem trabalhado com Sérgio Godinho, Vitorino, José Mário Branco, Fausto, Filipa Pais e Mário Laginha.


Diário Digital / Lusa
 
Topo