Portal Chamar Táxi

CE retira Lâmpadas Tradicionais do Mercado Europeu

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
CE retira Lâmpadas Tradicionais do Mercado Europeu

Já estão em curso as medidas da União Europeia (UE) para substituir as lâmpadas tradicionais por uma nova geração de lâmpadas, mais eficientes do ponto de vista energético. Neste mês de Setembro entraram em vigor novas regras que impedem a venda de lâmpadas incandescentes transparentes de 100 W ou mais, medida que será alargada às de menor potência até 2012.http://www.portaldocidadao.pt/Porta...d&post={736F6325-7ADB-4702-A87A-497B34C9A95A}
UE_logo.jpg
Em comunicado, a Comissão Europeia (CE) adianta que a partir de Setembro de 2009 “os fabricantes e os importadores deixam de poder vender na UE lâmpadas incandescentes transparentes de 100 W ou mais, podendo as lojas continuar a vender esse tipo de lâmpadas até esgotarem as respectivas reservas”.
Integrando-se numa série de medidas de poupança de energia e de luta contra as alterações climáticas, esta proibição será alargada em Setembro de 2011 e em 2012 de modo a abranger lâmpadas incandescentes transparentes de menor potência. As lâmpadas translúcidas e de halogéneo de elevado consumo energético serão também eliminadas progressivamente.
A CE espera que estas medidas permitam, até 2020, “efectuar uma poupança de energia de 80 TWh, o que equivale a 63% mais do que o actual consumo de electricidade em Portugal", permitindo, ainda, “reduzir as emissões de dióxido de carbono em 32 milhões de toneladas por ano, ou seja, em cerca de um décimo das emissões anuais de gases com efeito de estufa no mundo”.
A UE considera que uma família média poderá reduzir em mais de 50 euros a sua factura de electricidade anual apenas por passar a utilizar lâmpadas de baixo consumo energético. Embora muitos consumidores se mostrem reticentes em começar a utilizar as lâmpadas fluorescentes, pelo seu custo elevado, estas acabam por sair mais baratas porque consomem menos 65% a 80% de energia e duram mais tempo.
Data: 03-09-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com CE
 
Topo