Portal Chamar Táxi

Cerca de 20% das crianças europeias têm algum problema de saúde mental

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,808
Gostos Recebidos
185
Entre 10 e 20% das crianças europeias têm algum problema de saúde mental e um quinto delas terá uma perturbação psiquiátrica, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A nível mundial, apenas uma pequena percentagem das crianças com diagnóstico psiquiátrico são tratadas, disse à Lusa a pedopsiquiatra Cristina Marques, da Coordenação Nacional para a Saúde Mental, a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala sábado.

Dados europeus referem ainda que 90% das crianças em idade escolar que têm algum tipo de distúrbio apresentam uma perturbação emocional (ansiedade ou depressão) ou uma perturbação do comportamento (hiperactividade, impulsividade e agressividade).

Há distritos sem pedopsiquiatras

A pedopsiquiatra Cristina Marques referiu ainda que, em Portugal, «nem todas as crianças têm acesso fácil a um pedopsiquiatra».

Um parecer corroborado pelo psiquiatra Daniel Sampaio. O especialista alertou esta sexta-feira para a carência de pedopsiquiatras em Portugal, afirmando que há distritos sem estes especialistas, o que pode conduzir a diagnósticos tardios ou errados na detecção de doenças mentais nas crianças.

«A cobertura da pedopsiquiatria em Portugal é insuficiente», tal como acontece noutros países europeus, disse o responsável.

sapo.
 
Topo