• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cerca de 300 objectos em ouro apreendidos em Espanha reconhecido pelos donos

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
Cerca de 300 objectos em ouro apreendidos em Espanha reconhecido pelos donos

Cerca de 300 objectos em ouro furtados em residências portuguesas em 2008 e 2009 foram identificados pelos donos durante a operação de reconhecimento das peças realizada na semana passada na directoria de Lisboa da PJ.
Numa nota enviada à agência Lusa, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, indica que cerca de mil pessoas se deslocaram, nos dias 24, 26 e 27 de abril, às instalações da directoria de Lisboa da Polícia Judiciária para reconhecerem presencialmente as cerca de 2.500 peças em ouro furtadas em residências portuguesas e recuperadas pela polícia espanhola.
Num primeiro balanço, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna refere que foram realizados «44 reconhecimentos inequívocos, a que correspondeu a entrega de cerca de 300 objectos em ouro».
Anteriormente já tinham sido identificadas 196 pessoas que provaram, através de fotografias ou da Internet, que eram donas das peças em ouro.
A nota do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna adianta que foram realizados reconhecimentos que não foram acompanhados de qualquer prova, número que ainda não foi contabilizado, e que agora vão ser apreciados pela autoridade judiciária espanhola, que vai decidir sobre a entrega dos objectos reconhecidos.
Os objectos não reconhecidos já regressaram a Espanha e permanecem apreendidos à ordem do processo espanhol até decisão judicial sobre os reconhecimentos, sublinha, ressalvando que não existem ainda dados completos sobre todo o processo.
Na semana passada, os portugueses vítimas de assaltos a residência, entre Junho de 2008 e Junho de 2009, tiveram a oportunidade de reconhecer presencialmente as peças em ouro furtadas nas instalações da directoria de Lisboa da PJ.
As cerca de 2.500 peças em ouro, que representam 20 quilos, foram recuperadas em 2009 pela polícia espanhola na sequência do desmantelamento de uma rede criminosa, suspeita da prática de vários furtos em habitações na Península Ibérica.
Da operação, intitulada 'Jugoslávia', resultou a detenção de 54 pessoas e apreensão de uma grande quantidade de jóias e artigos em ouro, a maior parte furtada em Portugal.
As autoridades portuguesas e espanholas desencadearam várias diligências no sentido de os portugueses recuperarem os artigos furtados, tendo sido feito um levantamento de processos em que estivessem em causa assaltos a residências com furto de objectos de ouro em Portugal.

Lusa/SOL
 
Topo