• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Chamadas de valor acrescentado: burlas com o número 607

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,230
Gostos Recebidos
0
Empresas usam nome de outras para apregoar prémios e levam consumidores a fazer chamadas que saem caras na fatura. Se foi vítima de fraude, denuncie.

31915d1352765408t-chamadas-de-valor-acrescentado-burlas-com-o-numero-607-chamadas-de-valor-acrescentado.gif


“Ligaram-me, identificando-se como da PT Comunicações. Para ganhar um vale de € 200, liguei para o 607 930 025. Agora recebi um fatura com € 34,071 para pagar da chamada,’’ relata Normélia Costa, de Santa Cruz (Madeira). O esquema é comum às inúmeras queixas que recebemos. As empresas utilizam o nome de outras empresas conhecidas, até mesmo da operadora do serviço que os consumidores possuem. Normalmente, pedem para ligar para um número de valor acrescentado, com o objetivo de confirmar dados, e destacam que o cliente nada pagará pela chamada. Por vezes, a fraude só é detetada na fatura de telefone.
O funcionamento é semelhante ao de concursos e passatempos, encaminhados para números de valor acrescentado, sobretudo por mensagens de telemóvel. Enviada a primeira SMS ou após o registo do número de telemóvel na Net, adere a um contrato de prestação continuada de serviços e começa a receber mensagens de valor elevado a pagar no destino.
O barramento das chamadas de valor acrescentado está ativo por defeito, para telefones fixos ou telemóveis. Só poderá ligar para estes números se o pedir à operadora. Contudo, há uma exceção: os serviços de televoto estão ativos por defeito e correspondem aos números começados por 607. No início de cada chamada, é obrigatória uma gravação a informar sobre os custos e a cada minuto deve soar um toque a avisar da passagem. Os preços são definidos pelas operadoras: podem cobrar ao minuto, por períodos de 15 segundos (o que obriga a limitar as chamadas a 1 minuto) ou através de um preço fixo, independentemente da duração.
Se foi vítima de burla, denuncie à ANACOM (800 206 665 ou preencha um formulário no portal em ANACOM - ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações). O nosso serviço de informação também está disponível para ajudar (Contactos - DECO PROTESTE). Quem foi lesado, pode ainda avançar com uma ação em tribunal.




deco.proteste.
 
Topo