- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,094
- Gostos Recebidos
- 498
A China desbloqueou o acesso ao Facebook e ao Twitter... mas apenas num hotel em Chengdu, durante um fórum promovido pela revista Fortune. O resto do país continua sem acesso às principais redes sociais internacionais.
Num gesto que surpreendeu os jornalistas presentes no Fortune Global Forum, a decorrer em Chengdu, a China decidiu permitir a utilização do Facebook e Twitter, depois de cinco anos de "blackout". A medida, no entanto, só vigora no hotel onde está a acontecer o evento... no resto do país continua tudo na mesma.
A notícia é avançada pelo South China Morning Post, que adianta que as autoridades locais decidiram mesmo desbloquear as redes, para que os jornalistas presentes neste evento da revista Fortune pudessem utilizar a Internet sem precisar de recorrer a redes virtuais (as chamadas VPN). A medida serve, explica o jornal, para publicitar o evento online. No local estão presentes cerca de 500 empresas de todo o planeta.
A última vez que foi possível aceder às redes sociais na China aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com a livre navegação nas redes a ser apenas possível à imprensa estrangeira.
A censura continua, mesmo assim, fora das portas do hotel onde decorre este Fortune Global Forum, com a "Grande Muralha Digital", o sistema de censura criado pela China, a funcionar normalmente.
Fonte: Jornal de Notícias