Portal Chamar Táxi

China: Sismo de 7,5 na escala de Richter abala sudeste do país.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
China: Sismo de 7,5 na escala de Richter abala sudeste do país, sem vítimas ou danos conhecidos.

Um sismo com uma magnitude corrigida de 7,5 na escala aberta de Richter atingiu hoje a China, sem notícia de vítimas ou danos significativos, segundo o instituto de vigilância geológica norte-americano.

O sismo atingiu o sudeste da China, a noroeste de Chengdu, capital provincial de Sichuan, às 14:28 locais (07:28 em Lisboa), segundo o site do instituto.

De acordo com o Instituto, o sismo teve o epicentro 29 quilómetros abaixo da superfície terrestre.

O abalo, que foi sentido noutras cidades do país, teve epicentro no distrito de Wenchuan, a uma centena de quilómetros para noroeste de Chengdu, uma cidade com mais de dez milhões de habitantes.

Em Pequim um outro sismo foi sentido pouco depois das 14:30 locais (07:30 em Lisboa) no bairro de Tongzhou, na zona leste da capital, atingindo a magnitude 3,9 na escala aberta de Richter, segundo a Nova China, que não refere a existência de vítimas ou danos.

Um comunicado do Observatório de Hong Kong dá conta de telefonemas de populares referindo terem sentido um sismo.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Sismo mais violento dos últimos 30 anos

Quase 1000 crianças estão soterradas.

Um sismo com uma magnitude corrigida de 7,5 na escala aberta de Richter atingiu hoje a China, há cerca de duas horas e meia. As autoridades lançaram um alerta para possíveis réplicas e o aeroporto de Pequim está encerrado.

A agência noticiosa chinesa Xinhua revelou há pouco que 900 crianças estão soterradas depois do desabamento de um liceu. A notícia não esclarecia se há hipótese de os estudantes ainda estarem vivos.

Há ainda registo por parte do Governo Chinês de 107 mortos e 37 feridos em Sichuan. Este sismo está a ser descrito pelas autoridades chinesas como o mais violento dos últimos 30 anos.

As informações relativamente a vítimas são ainda escassas. As primeiras informações oficiais deram conta de quatro crianças que morreram na destruição de duas escolas primárias e de uma outra pessoa que faleceu em consequência do desabamento de uma torre de água.

Todos os meios de socorro na China estão a ser mobilizados para a província de Sichuan, no sudeste do país, onde se registou o epicentro do sismo.

Não há registo de portugueses na área

O embaixador de Portugal em Pequim, Rui Quartim dos Santos, diz que o sismo se sentiu na capital (a cerca de 1500 km do epicentro), ainda que de modo muito ténue, e avançou à TSF que não há registo de cidadãos portugueses na província de Sichuan.

O sismo atingiu o sudeste da China, a noroeste de Chengdu, capital provincial de Sichuan, às 14:28 locais (07:28 em Lisboa). O sismo teve o epicentro 29 quilómetros abaixo da superfície terrestre.

O abalo, que foi sentido noutras cidades do país, teve epicentro no distrito de Wenchuan, a uma centena de quilómetros para noroeste de Chengdu, uma cidade com mais de dez milhões de habitantes.

Em Pequim um outro sismo foi sentido pouco depois das 14:30 locais (07:30 em Lisboa) no bairro de Tongzhou, na zona leste da capital, atingindo a magnitude 3,9 na escala aberta de Richter, segundo a Nova China, que não refere a existência de vítimas ou danos.

Um comunicado do Observatório de Hong Kong dá conta de telefonemas de populares referindo terem sentido um sismo.

Lusa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Mais de 7,600 mortos, quase 1000 crianças estão soterradas
12 de Maio de 2008, 16:13

Sismo mais violento dos últimos 30 anos


As informações mais recentes das consequências do sismo de magnitude de 7,5 na escala aberta de Richter que atingiu hoje a China aponta para mais de 7,600 mortos, a que se juntam 10,000 feridos, na parte norte da província de Sichuan (Beichuan County).

Há ainda o registo de 900 jovens que estão soterrados depois do liceu onde estudam ter desabado. Pelo menos 50 corpos já foram retirados dos escombros do liceu Juyuan Townshi em Wenchuan County.

Os serviços de emergência de Beichuan County estimam que 80% dos edifícios tenha ruído.

A agência noticiosa chinesa Xinhua revelava ao fim da manhã que 900 crianças estavam soterradas depois do desabamento de um liceu.

Há ainda registo por parte do Governo Chinês de 107 mortos e 37 feridos em Sichuan. Este sismo está a ser descrito pelas autoridades chinesas como o mais violento dos últimos 30 anos.

O terramoto foi sentido na maioria do território chinês, mas até agora há apenas danos confirmados nas províncias de Sichuan, Gansu, Chongqing e Yunnan.

As informações relativamente a vítimas são ainda escassas. As primeiras informações oficiais deram conta de quatro crianças que morreram na destruição de duas escolas primárias e de uma outra pessoa que faleceu em consequência do desabamento de uma torre de água.

Todos os meios de socorro na China estão a ser mobilizados para a província de Sichuan, no sudeste do país, onde se registou o epicentro do sismo.


SapoNoticias
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Terremoto na China pode ter matado mais de 10 mil, diz agência estatal

O terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a província de Sichuan na China, nesta segunda-feira (12), pode ter matado mais de 10 mil pessoas, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua News Agency. A expectativa é que este número aumente. Nesta terça (horário local), o presidente chinês, Hu Jintao, declarou que amenizar as conseqüências do terremoto é a maior prioridade do governo.

A maioria dos mortos é da província de Sichuan, mas também houve vítimas em Gansu, Shaanxi, Chongqing e Yunnan.

Cerca de 900 adolescentes estão soterrados em uma escola na cidade de Dujiangyan. A morte de cinco crianças foi confirmada, e 120 outras estão feridas depois que o prédio de duas escolas primárias desabou em uma área rural de Chongqing. Professores e 19 estudantes ainda estão soterrados.

O embaixador brasileiro na China, Luís Neves, disse em entrevista à Globonews que não há registro da presença de nenhum brasileiro na província de Sichuan.

Centenas de empregados de uma fábrica de produtos químicos, em Shifang, atingida pelo tremor também estão soterrados. Outras 6.000 pessoas tiveram de evacuar o local. Mais de 80 toneladas de amônia líquida vazou da fábrica.

No condado de Beichuan, província de Sichuan, cerca de 80% dos edifícios foram destruídos e mais de 10 mil pessoas podem estar feridas. A população do condado é de 161 mil habitantes, o que significa que um em cada dez moradores foi morto ou ferido no terremoto.

O presidente Hu Jintao ordenou ao Exército o envio de ajuda urgente às vítimas e mandou o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao ao local do tremor, registrado pelos equipamentos do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (o U.S. Geological Survey).

O epicentro do tremor ocorreu em Wenchuan, cidade a 92 quilômetros a oeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, e foi registrado pelos equipamentos às 14h28 no horário local (6h28 GMT). Também segundo informações da agência geológica americana, o abalo ocorreu cerca de 29 quilômetros abaixo da superfície.

Tremores secundários, de 6 e 5,4 graus na escala Richter também foram registrados a leste da área afetada. Da capital da província, que tem 10 milhões de habitantes, pessoas relataram "um forte movimento" seguido pelo blecaute elétrico, informou a agência EFE.

O impacto do tremor principal -cuja intensidade foi revista após ser inicialmente classificada como sendo de 7,8 graus- chegou a cidades como Xangai e Pequim, no extremo leste do país, onde relatos dão conta de que diversos edifícios foram evacuados em virtude das oscilações.

Em Xangai, a torre Jingmao -o arranha-céu mais alto da China- e outros prédios foram evacuados, segundo a imprensa chinesa. De acordo com a rede de TV americana CNN, nenhuma das instalações e estádios para a disputa das Olimpíadas foi danificado.

Os abalos, porém, não foram registrados pelo serviço sismológico da China, que está colapsado.

Mas segundo a USGS, a agência sismológica norte-americana, dois tremores de forte intensidade aconteceram depois do primeiro: um de magnitude 6 às 3h43 quase no mesmo local, e outro às 4h34, de magnitude 5,4.

O impacto do terremoto também pôde ser sentido em Hanói, no Vietnã, e em Bancoc, capital da Tailândia, que fica a cerca 3.300 quilômetros de distância. Lá, os prédios balançaram por vários minutos.

Patrimônio da humanidade
A cidade onde foi registrado o terremoto desta segunda-feira é habitada por cerca de 110 mil pessoas, em sua maioria tibetanos e abriga a reserva natural de Wolong, considerada patrimônio mundial pela Unesco.

No local, no último mês, também foram vistos protestos contra a política do governo chinês com relação ao governo autônomo tibetano.

A província de Sichuan é uma das mais densamente povoadas do país, com cerca de 100 milhões de habitantes.

Histórico
No domingo, um terremoto de 5,6 graus na escala Richter sacudiu a costa oriental de Taiwan, de acordo com a agência chinesa "Xinhua".

Em abril, um tremor de 5,2 graus de magnitude foi sentido no Estado de São Paulo e em outros quatro Estados, mas não causou maiores danos.

PIORES TREMORES DA CHINA

Data Escala Mortos
Nov/1920 8.5 230 mil
Mai/1927 8 41 mil
Jul/1976 7.8 242 mil
Mai/2008 7.8 + 10 mil
Dez/1932 7.6 70 mil
Ago/1985 7.4 67

Fonte: UOL
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
actualização

Dois portugueses desaparecidos em Sichuan

13 de Maio de 2008, 09:09

Dois portugueses estão desaparecidos na província de Sichuan. Um estudante e um jogador de futebol foram dados como desaparecidos pelas famílias, que, de acordo com a TSF, entraram em contacto com a Embaixada de Portugal em Pequim.

Os dois portugueses estão incontactáveis e a Embaixada está a tentar localizá-los, mas avançou que até ao momento não há registo de vítimas mortais de nacionalidade portuguesa.

Mais 1.000 mortos ou desaparecidos e 60.000 pessoas incontactáveis em Wenchuan é o mais reecente balanço das consequências do sismo de ontem, no sudoeste chinês, segundo agência Nova China, que estima no total mais de dez mil mortos.

Forte réplica sentida hoje

Uma forte réplica do sismo de ontem foi hoje sentida em Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, cerca das 15:10 locais (08:10 em Lisboa), anunciou a agência noticiosa Nova China.

As pessoas que estavam a trabalhar nos escritórios da baixa da cidade voltaram a sair para as ruas e muitos disseram que foi a réplica mais forte do sismo de magnitude de 7,8 de segunda-feira, adianta a agência.

Um sismo de 7.8 atingiu ontem o sudeste da China, a noroeste de Chengdu, capital provincial de Sichuan, às 14:28 locais (07:28 em Lisboa). O sismo teve o epicentro 29 quilómetros abaixo da superfície terrestre.

O abalo, que foi sentido noutras cidades do país, teve epicentro no distrito de Wenchuan, a uma centena de quilómetros para noroeste de Chengdu, uma cidade com mais de dez milhões de habitantes.

Vera Moutinho@


Noticias_Sapo
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Sismo de Sichuan foi previsto há cinco anos atrás por cientista

Um sismólogo alertou há mais de cinco anos para a possibilidade de um forte sismo atingir a província de Sichuan, baseando-se em dados históricos e estudos animais refere um artigo publicado hoje na imprensa chinesa.

"Temos que estar preparados para um grande sismo depois de 2003", escreveu Chen Xuezhong, um investigador sénior do instituto de geofísica do Gabinete Estatal de Sismos (SSB, na sigla em inglês), citado hoje pelo jornal China Daily.

A análise divulgada em Dezembro de 2002 na publicação periódica Desenvolvimentos Recentes na Sismologia Mundial, refere que "Sichuan pode realmente viver um terramoto com magnitude superior a 7 nos próximos anos".

No relatório que está publicado na Internet, Chen explicou que Sichuan tinha grande probabilidade de ser atingida por um forte terramoto devido à sua localização geográfica e de acordo com registos que desde 1800 mostravam que o intervalo entre grandes sismos na província era de cerca de 16 anos.

Desde 1900, a região sentiu tremores de terra com frequência e os registos mostram que o intervalo médio entre estes sismos foi de 11 anos.

"No entanto, a área não foi atingida por nenhum sismo de magnitude superior a 7 durante 26 anos, desde que um forte terramoto atingiu os distritos de Songpan e Pingwu em 1976", escreveu o especialista.

Em entrevista ao jornal China Daily, Chen disse na segunda-feira que muitos sismólogos tinham reparado no padrão de sismos na região, o que o levou a elaborar o relatório.

"Mas o estudo foi publicado como um trabalho académico por isso não recebeu muita atenção", afirmou Chen, acrescentando: "no entanto, podemos concluir que o sismo de segunda-feira está de acordo com o padrão e é natural".

Zhang Guomin, outro investigador do SSB, reiterou que Wenchuan, epicentro do sismo de segunda-feira, é uma região propícia à ocorrência de terramotos porque se encontra localizada numa enorme falha sísmica que se estende do norte ao sul do país, desde a província de Yunnan, até Ningxia.

Wenchuan está igualmente sobre uma pequena falha conhecida como o cinto sismológico da montanha Longmen, acrescentou Zhang.

O especialista avisou os residentes das zonas afectadas das possíveis réplicas do sismo, que podiam ser tão devastadoras como o tremor de terra principal.

"Um grande sismo pode libertar grande parte mas não toda a energia subterrânea, e as suas réplicas também podem provocar muitos desastres", explicou Zhang.

Segundo o China Daily, nos dias anteriores ao sismo de segunda-feira, várias pessoas alertaram para a ocorrência de fenómenos animais fora do normal.

No sábado, a imprensa local informou que centenas de milhares de sapos apareceram nas ruas de Manzhu, uma cidade 60 quilómetros a sudeste de Wenchuan.

Uma residente da cidade, de apelido Liu, contou à imprensa que viu uma enorme quantidade de sapos a serem mortos pelos veículos enquanto os animais atravessavam a estrada, acrescentando que nunca tinha visto algo assim.

Na sexta-feira, pessoas de Taizhou, na província de Jiangsu, também afirmaram ter visto dezenas de milhares de sapos nas ruas da cidade, de acordo com a imprensa local.

Especialistas afirmam que os animais podem avisar com antecedência que vai acontecer um sismo, uma vez que são sensíveis aos tremores antes de estes acontecerem.

Mas as autoridades locais não prestaram atenção aos avisos da população acerca da actividade dos sapos.

Em Mianzhou e em Taizhou, as autoridades responderam às perguntas dos habitantes da região dizendo que não havia nada de anormal no fenómeno.

"A movimentação deve-se à mudança da água", respondeu Shu Shi, director do gabinete florestal de Mianzhu, à imprensa.

Lusa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Actualização

Turista português desaparecido na China

Equipas de resgate procuram sobreviventes

O futebolista português que alinha no Football Club de Sichuan, já foi contactado pelas autoridades portuguesas e encontra-se bem. Fernando Semedo Pina e um turista português foram hoje dados como “incontactáveis”.

“O futebolista já foi contactado e está bem”, afirmou fonte da secretaria de Estado das Comunidades.

As autoridades portuguesas tentam agora contactar um estudante português, residente em Hong Kong, que se encontra de viagem pela China, e cujos familiares indicaram que poderá estar na área de Sichuan.

A representação diplomática portuguesa já contactou as autoridades chinesas que afiram que “até ao momento não foi detectado qualquer estrangeiro entre as vítimas mortais ou os feridos”.

Entretanto, o Governo chinês já reafirmou às autoridades portuguesas “que não há cidadãos portugueses entre as vítimas do sismo”

Também a secretaria de Estado das Comunidades afirmou que “não há registo de portugueses residentes naquela área”.

Ontem, um sismo com magnitude 7,8 na escala aberta de Richter abalou a província chinesa de Sichuan.

Sismo fez 12.000 mortos

O mais recente balanço das autoridades chinesas dá conta que o forte sismo, de magnitude 7,9 na escala de Richeter, que ontem atingiu a província chinesa de Sichuan, no Sudoeste do país, provocou 12.000 mortos e milhares de desaparecidos.


O balanço poderá agravar-se à medida que as equipas de socorro se aproximam do epicentro do sismo, o Distrito de Wenchuan, porque todas as estradas que permitem chegar ao Distrito ficaram destruídas devido a desabamentos.

O tremor de terra causou o corte de comunicações por telemóvel e Internet e aeroportos encerraram temporariamente, tendo sido cancelados vários voos desde o Oeste ao centro da China. Também as três grandes linhas ferroviárias do país ficaram bloqueadas.


Réplica atingiu a magnitude de 6,1 na escala de Richeter

Já hoje em Chengdu, capital da província de Sichuan, foi sentida uma réplica, do sismo de ontem, que atingiu a magnitude de 6,1 na escala aberta de Richeter.

A província de Sichuan tem sido atingida por séries de réplicas, desde segunda-feira, com algumas a atingirem a magnitude de 6,0 na escala de Richeter.

Nas horas posteriores ao primeiro abalo os centros sismológicos chineses registaram mais de 300 réplicas.

Situação é pior do que se pensava

Wen Jiabao, primeiro-ministro chinês, reconheceu que a situação no sudoeste do país é mais grave do que havia considerado inicialmente.

“A situação é mais grave do que tínhamos considerado inicialmente e temos necessidade de mais pessoas aqui, para nos ajudar”, afirmou Wen Jiabao, na cidade de Dujiangyan, a cem quilómetros do centro do epicentro do sismo.

Pequim aceita auxílio

O Executivo de Pequim anunciou que vai aceitar o auxílio de países terceiros. Qin Gang, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, afirmou que “muitos países se ofereceram para auxiliar nos trabalhos de socorro”.

Qin Gang não avançou com mais pormenores sobre o tipo de ajuda que a China aceitará, assim como se incluirá apenas material de auxílio ou se permitirá a entrada de peritos, referindo que as autoridades chinesas contactarão os países e as organizações relevantes.

A União Europeia, os Estados Unidos, a Austrália e o Japão já se mostraram disponíveis para avançar com equipas de resgate e salvamento.

Cristina Sambado, RTP
2008-05-13 11:44:29
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
Actualização

Terramoto: Vítimas soterradas nos escombros suplicam por ajuda

Mais oito pessoas salvas na China


Quatro dias após o terramoto que arrasou o Sudoeste da China, as equipas de salvamento continuam a ouvir gritos de socorro de pessoas enterradas nos escombros. Na cidade de Beichuan, a cerca de 160 km do epicentro, localizado em Wenchuan, foram ontem resgatadas sete pessoas, entre as quais quatro alunos sepultados sob as ruínas de duas escolas. Em Qushan, foi salva uma enfermeira de 23 anos que ficou soterrada na sequência do desmoronamento da clínica onde trabalhava.

As autoridades chinesas mobilizaram 135 mil pessoas, entre militares, médicos e paramédicos, para o resgate de sobreviventes, mas perante a dimensão da catástrofe o número parece não ser suficiente. Japão, Rússia, Coreia do Sul e Singapura enviaram equipas especializadas para reforçar a operação de salvamento. Os socorristas estão numa corrida contra o tempo, já que a partir de agora começam a ser reduzidas as possibilidades de sobrevivência.

Ao quinto dia após o terramoto, o balanço oficial era de 22 069 mortos, 14 mil soterrados, 159 mil feridos e 4,8 milhões sem casa. As autoridades chinesas admitiram no entanto que o número de vítimas mortais poderá vir a ser superior a cinquenta mil.

Enquanto decorriam os trabalhos de resgate, uma forte réplica, de 5.9 na Escala de Richter, atingiu ontem a cidade de Lixian, situada a Ocidente do epicentro do terramoto. A réplica causou desmoronamentos de terra, que bloquearam estradas, soterraram veículos e destruíram equipamentos de telecomunicações que já tinham sido reparados. Ontem ainda não se sabia se tinha causado mais vítimas.

Esta foi apenas a última das réplicas que têm atingido o Sudoeste da China. Um porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Wang Baodong, assegurou que desde segunda-feira já se registaram 4400 réplicas.

O presidente chinês, Hu Jintao, deslocou-se à zona do epicentro, onde já está o primeiro-ministro Wen Jiabao, para inspeccionar os trabalhos de resgate.

A destruição de zonas junto ao epicentro é tal que habitantes de algumas aldeias arrasadas optaram por começar uma vida na cidade mais próxima.

Nesta tragédia muitas crianças ficaram órfãs e o governo chinês anunciou que vai autorizar as adopções. Várias organizações já avançaram com propostas de adopção a Pequim, que tem, desde 2006, leis rígidas nesta matéria. Enquanto aguardam, as crianças órfãs ficam sob os cuidados dos gabinetes locais do Ministério dos Assuntos Civis.

SOLTAS

ALERTA DE RADIAÇÕES

Em Myanyang, uma das zonas mais atingidas, fica localizado o laboratório de investigação nuclear. As autoridades activaram o grau mínimo de alerta por o risco ser reduzido.

PORTUGUESES AJUDAM

Esta tragédia gerou uma gigantesca onda de solidariedade. Os portugueses na China também aderiram. Sónia Câmara, designer gráfica, por exemplo, vai dar dinheiro, alimentos e roupas.


Sabrina Hassanali com agência

Correio da Manhã
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Sismo na China registado em Portugal

O abalo sísmico, com uma intensidade preliminar de 7,8 graus na Escala de Richter, foi sentido ao princípio da tarde apanhando milhares de pessoas na escola ou nos empregos. Em Portugal, o sismo foi ainda registado pelas estações sismológicas de Marvão, Moncorvo, Barrancos e Vila do Bispo, em Portugal.

Jornal Fonte Nova
 
Última edição:
Topo