Portal Chamar Táxi

Cibernautas acima dos 60 anos estão na Net mais de cinco horas por semana

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,066
Gostos Recebidos
441
Cerca de 90% dos utilizadores da internet acima dos 60 anos são do sexo masculino e despendem mais de cinco horas semanais online.

De acordo com um estudo revelado pela empresa de segurança informática Panda Security, 98% dos utilizadores com mais de 60 anos revelam recorrer à internet para consultar o e-mail, 67% preferem pesquisar informação sobre actividades de lazer, 64% optam por ler notícias e 58% para realizar operações bancárias online.

A utilização de redes sociais ou a participação activa em fóruns e blogues não se encontram entre as actividades de eleição dos cidadãos seniores, segundo esta sondagem.

Os utilizadores acima dos 60 anos preferem quase exclusivamente o e-mail para conversar com amigos e com a família (98%) do que as redes sociais (28%), fóruns ou blogues (11%).

Os resultados revelam também que 66% dos idosos afirmam deter conhecimentos suficientes sobre a internet, e 74% admitem sentir-se seguros.

Entre os inquiridos, 54% dos utilizadores com mais de 60 anos afirma fazer compras 'online', sendo os pacotes de viagens a opção de compra preferida (62%).

Quando questionado sobre os principais problemas enfrentados ao comprar 'online', a maioria indicou as dificuldades em identificar os níveis de segurança e confiança dos sites onde decidem comprar (64%).

Outra dificuldade apontada foi a criação de 'passwords' fortes mas simples de recordar (51%), seguindo-se a utilização das plataformas de pagamento de compras online (44%), sendo que 41% destes utilizadores afirma utilizar a mesma 'password' para todas as suas contas online.

Quanto às ameaças mais perigosas na Web, a resposta mais comum são os vírus (92%), seguindo-se o roubo de identidade (83%), nomeadamente, o roubo de credenciais de e-mail e bancárias.

O 'spam' é outra fonte de preocupação (57%), assim como a segurança das transacções bancárias (50%).

De salientar ainda que 30% receia o contacto com estranhos e 11% têm receio de ser alvo de 'ciber-bullying'.

Jornal de Noticias
 
Topo