• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cientista portuguesa descobre como células cancerígenas "infetam" as saudáveis

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Um estudo liderado pela investigadora Sónia Melo, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Porto , explica o mecanismo que pode levar as células cancerígenas a "infetar" células normais vizinhas, abrindo novas possibilidades na deteção, monitorização e tratamento do cancro.
ng3662639.jpg



O trabalho, a que a Lusa teve acesso esta quarta-feira, demonstra que as células tumorais têm a capacidade de transformar células normais através de exossomas (vesículas expelidas por células humanas, incluindo células tumorais).

Os resultados deste estudo foram publicados no passado dia 23 na revista "Cancer Cell" e foram tema de editorial na "Nature".
Em comunicado, o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Porto (Ipatimup) explica que todas as células humanas produzem nano-vesículas chamadas exossomas que contêm material característico de cada célula. Ao isolar os exossomas de sangue de doentes com cancro da mama, a equipa liderada pela investigadora Sónia Melo demonstrou que os exossomas são capazes de "infetar" as células vizinhas normais, tornando-as cancerosas.
Os investigadores consideram que "este trabalho vem revolucionar a forma como entendemos a progressão do cancro e abre possibilidades novas nas áreas de deteção, monitorização e tratamento desta doença".
Do ponto de vista do diagnóstico, este método também é considerado "revolucionário" porque o material é isolado através de sangue, logo é um método não-invasivo.
Os cientistas não conseguiram desvendar até que distância estes exossomas podem atravessar o corpo humano, mas o estudo sugere que têm bastante mobilidade.



jn
 
Topo