Portal Chamar Táxi

Importante Cientistas estão a desenvolver nova forma de identificar cancro da pele

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,220
Gostos Recebidos
1,103
naom_663113b342522.jpg


Boas notícias! Investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, estão a desenvolver uma nova forma de identificar cancro da pele. Como? Graças a ondas 'Terahertz (THz)' que estão "entre os infravermelhos (utilizados nos controlos remotos) e as micro-ondas no espetro eletromagnético", explicam os cientistas, citados na BBC.






Basicamente estas ondas podem começar a "ser utilizadas em exames para mapear a extensão dos tumores com maior exatidão".


Já estão a ser feitos ensaios clínicos e os cientistas esperam conseguir acelerar o diagnóstico e, assim, ajudar a que os cirurgiões tenham a capacidade de remover este tipo de cancro, deixando a maior quantidade possível de pele saudável.





Emma MacPherson, uma das investigadoras envolvidas no projeto, explica que estas ondas "têm frequências um milhão de vezes inferiores às do raios X", ou seja, são consideradas "seguras e muito sensíveis a alterações subtis na concentração de água". Caso não saiba, nos "cancros da pele, a quantidade de água na pele é diferente quando comparada com a pele saudável que a rodeia", acrescenta.


Teoricamente "uma máquina produtora de ondas THz poderia ser utilizada para mapear com grande precisão a extensão de qualquer cancro da pele". Isto pode ajudar os médicos a diagnosticar mais facilmente o problema e a identificar com exatidão a área afetada.

IN:NM
 
Topo