• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cimeira desafia EUA

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Venezuela: Comunidade de estados latino-americanos e das Caraíbas
Cimeira desafia EUA

Líderes de 33 países da América Latina iniciaram ontem uma cimeira de dois dias em Caracas, capital da Venezuela, para finalizar a criação da Comunidade de Estados Latino--Americanos e das Caraíbas (CELAC), novo bloco regional alternativo à OEA (Organização dos Estados Americanos), considerada, segundo o presidente venezuelano, "um organismo falhado e manipulado [pelos EUA]", que, tal como o Canadá, não estão presentes.

Hugo Chávez, anfitrião da cimeira e um dos impulsionadores do novo bloco regional, garantiu que a nova comunidade manter--se-á afastada de ideologias dos governos de cada país.

"Não podemos deixar-nos levar por ideologias. Tem de ser um processo independente do socialismo cubano, do socialismo venezuelano ou da ideologia dos governos do Brasil ou da Colômbia", afirmou o presidente da Venezuela, acrescentando que a CELAC deixará para trás "a velha e desgastada e manipulada" OEA.

À margem da cimeira, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, manteve um longo encontro com Chávez, que, não obstante os tratamentos de quimioterapia ao cancro nos intestinos, liderou com entusiasmo a reunião.


C.da Manha
 
Topo