Portal Chamar Táxi

Cinco dicas que vão ajudá-lo a controlar o colesterol perigosamente alto

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,726
Gostos Recebidos
1,126
naom_5beaa2a077135.jpg


Embora 80% do colesterol seja produzido pelo fígado, 20% provém da alimentação, sendo que quando está em excesso é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares Contudo, o colesterol alto não dá sinais.

Como tal, o cardiologista Lázaro Miranda, do Hospital Santa Lúcia, no Brasil, partilha, em entrevista ao jornal Metrópoles, cinco dicas essenciais para estabilizar os níveis de colesterol:



1- Faça exercício físico adequado e regular;

2- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

3- Pouse o cigarro de vez;

4- Aposte numa alimentação rica em fibra;

5- Diga 'não' aos alimentos processados.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher


IN:NM
 
Topo