• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cinomose

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cinomose

A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família PARAMYXOVIRIDAE, que atinge animais da família canidae, mustelidae, mephitidae e procyonidae (entre eles cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres). Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como baínha de mielina. Ela afeta a todos os cães e é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao virus, exceto no caso de cães que vivem isolados. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.

A cinomose de gatos domésticos é provocada por outro vírus, exclusivo e específico, e é chamada panleucopenia felina.


Transmissão

A cinomose não é uma zoonose, isto é, não passa para seres humanos; contudo o ser humano pode carregar o vírus até que ele chegue a um animal sadio. A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência a nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.


Sintomas

A Cinomose é a doença mais importante dos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.

Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomalogia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada por espasmos musculares (mioclonia) e comportamento fora do normal. Esse "comportamento fora do normal" é provocado pela desmielinização do sistema nervoso, o cão pode se tornar agressivo e não reconhecer o dono. Com o degeneramento avançado da baínha de mielina, o cão pode apresentar paralisia devido à fragmentação dos neurônios. Embora hoje em dia muitos Veterinários recomendem a eutanásia de um animal com paralisia pela cinomose, a acupuntura tem sido um tratamento eficaz, com recuperação quase que total, o animal recupera os movimentos, e se havia parado de urinar e defecar, também volta ao normal.


Tratamento


O tratamento é dificil. Depende muito da capacidade imunológica do próprio cão. O veterinário pode ajudar eliminando doenças que aparecem devido à baixa no sistema imunológico, como infecções bacterianas; receitar medicamento que diminuam a inflamação no cérebro e aumente sua resistência; uma alimentação adequada, etc.

A acupuntura é utilizada para tratamento das sequelas, e não da doença ou seus sintomas.

Atualmente a melhor opção para combater a doença é a prevenção através da vacina.

Entretanto, a experiência em canis tem demonstrado que o melhor tratamento para cães adultos na chamada "fase respiratória" consiste em duas abordagens simultâneas: a aplicação subcutânea do soro "cino-globulin" e na administração por via oral, seguindo a bula, dos antibióticos "cloranfenicol"(Quemicetina) por no máximo 5 dias, + "amoxicilina clavulanato de potássio" por 3 semanas, 500 para casos mais brandos e 800 para os mais graves, + a pomada para os olhos epitezan. Além de suplementos de vitamina C, complexo B e glutamina (vendida em lojas de suplementos para musculação) por 3 meses, que reforçam o sistema imunológico do animal. Alimentação saborosa é fundamental.

Se o cão evita mesmo alimentos saborosos, dê "Silimalon" duas vezes ao dia, ele não pode ficar sem comer. A aplicação do soro é feita com 2ml/ Kg de peso do animal no primeiro dia de tratamento, mais outra aplicação 24 horas depois, seguida de mais uma aplicação no décimo dia. Deve ser aplicado em doses de 5 ml espalhadas pelo dorso do cão, para cães de médio porte, ou em doses de 10 ml para cães maiores. Este tratamento é eficaz na cura da doença em seu estágio inicial, ou fase respiratória.

Se o cão não passa por esta fase e desenvolve a cinomose na chamada fase neurológica (com espasmos musculares ou demência), a sobrevivência com integridade mínima dependerá de sua própria capacidade de recuperação combinada com o tratamento sugerido pelo veterinário. Repetindo o que foi dito acima, a acupuntura é utilizada para tratamento das seqüelas. Enquanto a fase neurológica está se desenvolvendo, a acupuntura é ineficaz para impedir o aumento da paralisia. No desenvolvimento da doença, a acupuntura é capaz de aliviar a tensão das mandíbulas, é capaz de fazer o animal urinar e defecar, se havia parado, e também voltar a piscar, evitando úlcerações nas córneas e conseqüente cegueira.
 

brunofcampelo

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Como entender um exame de sangue!

Prezados amigos,

Como posso compreender esse exame de sangue?
Sintomas: Movimentos involuntários, somente.

IMG.jpg


Pode-se concluir, pelo exame de sague, que meu Cão está com Cinomose?
Grato!
 
Topo